Biografia de Elis Regina será distribuída gratuitamente

A biografia Viva Elis retrata a carreira de uma das principais estrelas da MPB no Brasil. O livro integra o projeto NIVEA VIVA ELIS, idealizado por João Marcelo Bôscoli sob patrocínio exclusivo da NIVEA. 
Escrito por Allen Guimarães, o livro Viva Elis será distribuído em escolas e bibliotecas públicas de todo o país.  Composta por 173 páginas, a obra é uma biografia artística de Elis Regina que de forma cronológica aborda momentos marcantes da carreira da cantora. O livro é fruto de uma pesquisa de mais de dez anos que contou com entrevistas de pessoas que trabalharam e conviveram com Elis.
O livro faz parte do projeto NIVEA VIVA Elis que começou oficialmente em 19/03/2012 no Rio de Janeiro, com a realização de Avant-Première e quando Maria Rita subiu ao palco interpretando, pela primeira vez, canções eternizadas na voz de sua mãe. Assim, iniciou-se a primeira etapa do projeto, que contou com turnê consagrada por cinco shows gratuitos promovidos em algumas cidades – Porto Alegre (24/03/12), Recife (01/04/12), Belo Horizonte (08/04/12), São Paulo (05/05/12) e Rio de Janeiro (13/05/12). Outra vertente do projeto é a exposição Viva Elis, gratuita e com formato multimídia. Com a proposta de apresentar seu conteúdo pelo País, a exposição acontece de forma itinerante, tendo já ocorrido em  São Paulo e Porto Alegre, localidades em que cerca de 52.500 visitantes prestigiaram o projeto.
Segundo a diretora de Marketing da BDF NIVEA Brasil, Tatiana Ponce, o principal objetivo do projeto NIVEA VIVA ELIS é oferecer ao público brasileiro mais acesso à cultura popular por meio de uma grande homenagem. “Para a NIVEA, a essência do projeto retrata uma harmoniosa relação entre música, cuidado e beleza, aspectos que se conectam de maneira extremamente verdadeira com a intenção de promover esta linda homenagem à Elis Regina”.
Cronologia
Elis Regina nasceu em 17 de março de 1945. Aos doze anos começou a se apresentar semanalmente no programa Clube do Guri, na rádio Farroupilha. Gravou seu primeiro LP – Viva a Brotolândia, em 1961. Em 31 de março de 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro, foi contratada pela TV Rio e começou a se apresentar no Beco das Garrafas, onde conheceu a dupla de diretores Miele & Bôscoli e grandes músicos como Dom Salvador, Edison Machado, Luis Carlos Vinhas, Tião Neto e Chico Batera. Em 1965 lançou seu primeiro LP – Samba eu Canto Assim, pela gravadora Philips. Venceu o I Festival de Música Popular Brasileira, realizado pela TV Excelsior com a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes. Lançou o LP 2 na Bossa, ao lado de Jair Rodrigues – o primeiro disco a vender um milhão de cópias no Brasil. No mesmo ano assinou contrato com a TV Record para apresentar o programa semanal O Fino da Bossa e tornou-se a cantora mais bem paga da TV Brasileira. Em 1967 casou-se com Ronaldo Bôscoli. O primeiro filho do casal – João Marcello Bôscoli, nasceu em 1970, no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1971 foi contratada pela TV Globo para apresentar o programa Som Livre Exportação. Em junho, pela mesma TV Globo, passou a apresentar o programa mensal Elis Especial para o qual foi investido um dos maiores recursos da TV brasileira até aquele momento. Nesse mesmo ano foi convocada pelo CIE – Centro de Informações do Exército a prestar esclarecimentos por suas declarações, gestos em cena e por ser “muito afeita a gravar músicas de protesto”. Em 1972 foi obrigada a cantar nas Olimpíadas do Exercito. Separou-se de Ronaldo Bôscoli e iniciou seu relacionamento com Cesar Camargo Mariano.
Em 1973 realizou o Circuito Universitário. Como uma trupe mambembe, Elis e seus músicos percorreram cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.
Em 1974, em Los Angeles (EUA), gravou ao lado de Tom Jobim, o LP Elis & Tom. No ano seguinte fundou sua própria produtora, a Trama e nasceu seu segundo filho, Pedro Camargo Mariano. Em 1977 foi mãe pela terceira vez, nasceu Maria Rita Camargo Mariano. Em 1978 fundou a ASSIM – Associação de Interpretes e Músicos. Em 1981 separou-se de Cesar Camargo Mariano. Em 25 anos de carreira, desde sua primeira apresentação no Clube do Guri, Elis gravou 28 LPs, ganhou inúmeros prêmios, apresentou-se pela Europa, Ásia, África e América Latina. Os espetáculos de maior sucesso foram Elis, Falso Brilhante, Transversal do Tempo, Saudade do Brasil e Trem Azul. Elis Regina Carvalho Costa morreu aos 36 anos, na cidade de São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1982.

One Reply to “Biografia de Elis Regina será distribuída gratuitamente”

  1. I will right away seize your rss as I can’t to find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Please allow me recognize so that I may subscribe. Thanks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *