CCPJ-RJ exibe seleção com os destaques do Film Ambiente

Filmes seguidos de debates. Essa é a proposta do Cinema no Palácio, programa desenvolvido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. No dia 5 de setembro(quarta-feira), o projeto exibe “Nossos filhos irão nos culpar“, penúltimo filme da mostra, que esse ano traz os destaques do 1º Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, realizado no Rio de Janeiro no final de 2011. 

O projeto Cinema no Palácio, que teve início em abril e realiza exibições uma vez por mês, tem entrada gratuita e conta com debates realizados por especialistas nos assuntos abordados na tela. A curadoria é da produtora de cinema e diretora do FilmAmbiente Suzana Amado.

Questionando o mundo que deixaremos para as próximas gerações, “Nossos filhos irão nos culpar“, de Jean Paul Jaud, conta a história do prefeito de uma pequena cidade no Sul da França, que decide resistir à indústria agroquímica e instituir na cantina da escola alimentação a base de alimentos orgânicos.

Após a exibição, haverá debate com o coordenador da rede de pesquisa em agricultura orgânica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, José Antonio Espindola. Formado em engenharia agrônoma e com mestrado e doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Espindola é pesquisador da área de agroecologia, com ênfase em sistemas orgânicos de produção, e há cinco anos coordena a rede de pesquisa da Embrapa.

O ciclo do FilmAmbiente escolhido para ser exibido na Sala Multiuso do CCPJ-Rio traça um panorama do pensamento mundial sobre questões ambientais e de sustentabilidade. Com visões diferenciadas e experiências de diversas partes do planeta, as produções inspiram e estimulam as pessoas a mudarem seus estilos de vida, contribuindo para o bem comum da sociedade.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

CINEMA NO PALÁCIO

Serviço:
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Distribuição de senhas no local: 17h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações:  (21) 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br
Entrada Gratuita

Data: 5/9 (quarta-feira)
Horário: 18h às 21h
Debatedor: José Antonio Azevedo Espindola

Nossos filhos irão nos culpar / Nos enfants nos accuseront
De: Jean Paul Jaud
França, 2008 – Documentário – 107 min – Livre
Sinopse: Hoje, as crianças são as principais vitimas da ação destrutiva do homem sobre a natureza. Pesquisas mostram que 70% dos casos de câncer estão relacionados ao ambiente, dos quais 40% derivam da poluição e 30% da alimentação. A cada ano, a incidência de câncer na infância aumenta 1,1% na França. Numa pequena cidade no sul da França, o prefeito decide resistir à indústria agro-química e instituir na cantina da escola a alimentação a base de alimentos orgânicos.

* Filme gentilmente cedido pelo Instituto Francês, Cinemateca do Consulado da França do Rio de Janeiro/Embaixada da França.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *