Começa neste fim de semana a temporada de ensaios técnicos no Sambódromo

Já é carnaval no Rio de Janeiro. Começa neste domingo, 15, e vai até o dia de 19 de fevereiro, os ensaios técnicos 2017 das escolas de samba. O Império Serrano será a primeira agremiação a iniciar os preparativos para os desfiles, às 19h. Paraíso do Tuiuti e União da Ilha completam a noite. A entrada é franca.

Todas as escolas do Grupo Especial e Grupo de Acesso terão a oportunidade de ensaiar no palco principal do carnaval. Assim como no dia do desfile, cada agremiação tem o tempo máximo igual ao regulamentar. Os locais de concentração também são os mesmos do dia oficial.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, disse em coletiva nesta sexta-feira, 13, que o carnaval é prioridade do setor de turismo da nova gestão do prefeito Marcello Crivela:

– A Riotur tem a total necessidade de entender que o carnaval é o principal produto turístico do município. Só vamos avançar contra a crise se fomentarmos o turismo e para chegarmos lá o carnaval é o nosso produto mais importante. Nada irá mudar nada com relação ao carnaval na nova gestão. Muito pelo contrário, as políticas serão ampliadas. Vamos proporcionar segurança e conforto ao público. A nossa preocupação maior é logística. O carnaval não é custo, é investimento – disse o presidente.

Reprodução

Quem for à Marquês de Sapucaí nesta nova temporada de ensaios técnicos para o carnaval 2017 verá um Sambódromo diferente. Isto porque a antiga e tradicional Torre de TV, próximo à Praça da Apoteose, foi demolida. Ela deu lugar à uma nova torre, mas agora móvel, menor e que não atrapalha as alegorias nos desfiles.

Sem essa preocupação, as escolas já se agitam para a nova temporada de ensaios. Cada agremiação terá exatamente o tempo real de desfile. Para os sambistas que quiserem assistir, as arquibancadas continuam com entradas franca. Diferentemente de outros anos, não houve ensaio durante o mês de dezembro. Com isso, até o carnaval haverá samba todos os finais de semana até o carnaval.

Campeã do Carnaval 2016, a Estação Primeira de Mangueira encerrará os ensaios técnicos com a chance de testar o som e a luz oficiais da Marquês de Sapucaí. Neste dia também haverá a tradicional lavagem da Passarela, evento que engloba diversas baianas das escolas de samba.

Confira abaixo o calendário completo:

Janeiro

Dia 15 (domingo)

19h – Império Serrano
20h – Paraíso do Tuiuti
21h30 – União da Ilha

Dia 22 (domingo)

19h – Estácio de Sá
20h – São Clemente
21h30 – Mocidade

Dia 28 (sábado)

19h – Sossego
20h – Rocinha
21h30 – Santa Cruz

Dia 29 (domingo)

19h – Império da Tijuca
20h – Beija-Flor
21h30 – Grande Rio

Fevereiro

Dia 4 (sábado)

19h – Curicica
20h – Alegria da Zona Sul
21h30 – Cubango

Dia 5 (domingo)

19h – Porto da Pedra
20h – Vila Isabel
21h30 – Salgueiro

Dia 11 (sábado)

19h30 – Inocentes de Belford Roxo
20h30 – Renascer
22h – Viradouro

Dia 12 (domingo)

20h30 – Portela
22h – Unidos da Tijuca

Dia 18 (sábado)

20h30 – Unidos de Padre Miguel
22h – Imperatriz

Dia 19 (domingo)

19h30 – teste som/luz
20h30 – Lavagem do Sambódromo
22h – Mangueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *