CULT MAGAZINE participa do Programa GELEIA MODERNA nesse sábado

GeleiaLogoSim, nós do CULT MAGAZINE estaremos nesse sábado, no programa Geleia Moderna, na Rádio Roquette-Pinto, 94,1 FMwww.94fm.rj.gov.br, a partir das 17:00. Falaremos de nossa recente parceria com o programa e participaremos dessa mais do que conhecida “pândega musical” de altíssimo nível. Será um grande prazer participar e contamos com a audiência de todos. Ainda mais com o promissor convidado da semana, Gilber T!

Nascido em São Gonçalo no início dos anos 70, desde muito novo influenciado pelas músicas que saiam na vitrola Phillips de seu pai, onde o constante revezamento de discos de artistas como Luiz Gonzaga, Elvis, trilha da novela Escalada, Gilberto Gil e Jorge Ben, entre outros, ajudava a construir a personalidade musical do menino que hoje é compositor, guitarrista e produtor. Aos 7 anos teve seu primeiro encontro com as cordas, através de um cavaquinho que ganhou, e depois aos 10 anos foi a vez do violão. A partir dai começam as tentativas de tecer suas próprias músicas e estilo.

Nos anos 90 cria a banda Tornado, que circulou entre o eixo Rio – São Paulo em diversos nichos Undergrounds, apresentação em festivais, TV, revistas e fanzines, fatos que ajudaram a entrada na coletânea “Grooves From Rio”, que foi produzida por Ronaldo Pereira, na época produtor/empresário da banda Planet Hemp, isso causando uma maior repercussão rendendo a banda uma forte imagem de profissionalismo, que era reforçada por apresentações explosivas, ajudando a alastrar sua história.

Após esses anos e através do boca a boca sobre seu desempenho e criatividade , fez com que Gilber T participasse em trilhas sonoras, criação de jingles, produção, co-produção de outros artistas de Niterói , além de convites para participações em shows locais. Grava o disco “Eu não vou morrer hoje”, cujas composições, de temáticas urbanas e confessionais, tem boas críticas e circulação nacional, por sua mistura orgânica, samplers e eletrônica, como pano de fundo para muito folk, rock, rap e reggae e contando com participações de SpeedFreaks (morto em 2010), Rabú Gonzales e Luciana Lazulli (cantora lírica) entre outros.

Em 2013 lança “Dia incrível”, apresentando sons ensolarados, de forma mais orgânica, utilizando menos sampler, com participações de nomes como Gerson King Combo e o Rapper De Leve, dando vazão a sua percepção de música Black, em que o mesmo espírito “do it yourself” se faz presente. Disco que além de render ótimas críticas, teve circulação nas listas de melhores discos independentes daquele ano, que rendeu uma apresentação no renomado Festival MADA/2014 na cidade de Natal/RN.

“Contradições“ é o disco a ser lançado em 2016, que fecha uma trilogia de não se manter fiel a estilos ou padrões, em que a parceria entre Gilber T e Bruno Marcus atinge o auge de experimentação e amadurecimento. No ano em que coincidentemente é publicada a biografia do próprio Gilber T, no livro intitulado “Brodagens“, do escritor Pedro de Luna, que fala da trajetória do músico no universo underground carioca dos anos 90, época dos zines, fitas K7 e amizades construídas de forma presencial, antes da internet, até os dias atuais. Você não irá perder esse programaço com a nossa participação, né???

Por Alessandro Iglesias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *