MORTEN HARKET no CITIBANK HALL (22/09/2012)

 

Apenas um terço de pessoas ocupava o gigantesco e já tradicional CITIBANK HALL, num sábado em que uma frente fria resolveu dar as caras na cidade do Rio de Janeiro. Nosso ilustre visitante norueguês teria trazido as baixas temperaturas de sua terra natal com ele? Como sabemos que o carioca abomina dias nublados e com o preço dos ingressos (pra variar!) um tanto salgados, percebi que independente de MORTEN HARKET estar lançando mais um disco solo (o primeiro depois do fim do A-HA), era o respaldo do repertório de sua ex banda que tinha tirado aquelas pessoas das suas casas. O A-HA sempre foi extremamente popular no Brasil e o próprio MORTEN em entrevistas diversas, já frisou sobre o carinho do público e os momentos cruciais para a carreira da banda passados por aqui. Vide o show do ROCK IN RIO 2 em 1991, antológico.

Mas voltando ao presente, pontualmente às 22 horas, a banda começa o show com uma belíssima introdução “a la rock progressivo” e logo em seguida MORTEN surge em cena (ao som de muitos gritos femininos é claro!) para dar início aos trabalhos com a ótima “BURN MONEY BURN” do seu último trabalho solo “OUT OF MY HANDS”. Bem, vamos analisar o show por diferentes prismas: se o seu objetivo era ouvir ótimas canções, show perfeito! A carreira solo de MORTEN HARKET me surpreendeu em se tratando de qualidade, bom gosto e excelência nas composições. Muito eco dos anos 80 na sonoridade, o que o faz de alguma forma se aproximar de sua ex banda. O ótimo grupo de apoio, formado por guitarra, sintetizadores e bateria (sem baixo!) contribuiu e muito para o espetáculo.

Mas se a intenção era dançar e pular junto, só nas agitadas “LIGHTLINE” (com sua introdução a la “JUST ANOTHER DAY” do OINGO BOINGO) e as obscuras ”WE’RE LOOKING FOR THE WALLES” e “FOOT OF THE MOUNTAIN” do A-HA, contribuíram para esse objetivo. Aliás, o tom demasiado atmosférico da maior parte das canções apresentadas, me fizeram analisar se não seria um show para assistir sentado, de repente uma opção melhor dentro do contexto. A plateia até poderia estar dando sinas de frieza, mas o set-list em sua maioria era contundentemente de música para se ouvir, vislumbrar e refletir…

Agora, se o seu desejo primordial era ver apenas MORTEN HARKET, com certeza saiu deveras satisfeito. Aos 52 anos, a forma física do já senhor front-man, é surpreendente. E os vocais, com todos aqueles belos agudos que se tornaram sua marca registrada estão lá ainda, inabalavelmente perfeitos. Mas se a intenção era esbaldar-se ao som de músicas do A-HA, aí sim, você pode ter saído muito decepcionado! Além das já citadas acima, tivemos ainda alguns belos lado B (set-list disponível abaixo), com destaque para “FOREVER NOT YOURS”, “WE’RE LOOKING FOR THE WHALES”, e os baladões mega hits ‘CRYING IN THE RAIN” e “STAY ON THESE ROADS”, para alegria dos muitos casais presentes (precisamente a metade da audiência!).

E foi perceptível nas reações pós-show, que houve a satisfação em ter assistido a um espetáculo de alto nível musical, visto um ídolo dos anos 80 em plena forma ainda com “muita lenha pra queimar” e o melhor: olhando para frente, sem se beneficiar apenas do seu glorioso passado. Mas mesmo com tudo isso, ficou aquele gostinho de quero mais… Querer mais A-HA! Ousado fazer uma turnê com 80% do seu repertório solo, mas com certeza se o público pudesse escolher, outros clássicos oitentistas da banda norueguesa estariam com certeza no seu set-list.

Set-list:

“BURN MONEY BURN”
“I’M THE ONE”
“KEEP THE SUN AWAY”
“CRYING IN THE RAIN”
“OUT OF THE BLUE COMER GREEN”
“MOVE THO MEMPHIS”
“FOREVER NOT YOURS”
“WHEN I REACHED THE MOON”
“LOS ANGELES”
“SPANISH STEPS”
“A KIND OS CHRISTIMAS CARD”
“WE’RE LOOKING FOR THE WHALES”
“MOVIES”
“WILD SEED”

Bis

“LIGHTNING”
“STAY ON THESE ROADS”
“FOOT OF THE MOUNTAINS”
“LAT ME DOWN TONIGHT”

Mais fotos AQUI.

Texto: Alessandro Iglesias
Foto: Lívia Bueno

6 Replies to “MORTEN HARKET no CITIBANK HALL (22/09/2012)”

  1. Eu só quеro dizer que eu sou muito nοvο para blogs е гealmente você é saboreado sіte.
    Pгοvável que еu sou pгoνavеlmеnte paга marcar
    o seu ѕite. Cеrtamente Voсê vem com artigοs tremendoѕ.

    Muito obrіgada por comρаrtilhar cοnosco sua página.

  2. I do agree with all of the ideas you’ve introduced on your post. They’re really convincing and will definitely work. Nonetheless, the posts are too short for newbies. May just you please extend them a bit from next time? Thank you for the post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *