Novas visões sobre o afeto são o principal foco do primeiro clipe de Bemti

Luis Bemti criou a Falso Coral em 2013 e é membro do podcast Aos Cubos, onde já tocou com artistas como Silva, Ana Muller e Tiê. A Falso Coral se firmou no circuito alternativo paulistano e emplacou o EP “Folia” entre os lançamentos mais elogiados de 2016, com a mistura inusitada de rock alternativo e viola caipira, o principal instrumento do artista. Enquanto a banda planeja um disco previsto para este ano, surgiu em Bemti uma vontade de gravar algo solo. Depois de ganhar confiança e passar por maus bocados na vida pessoal, o artista decidiu se jogar nessa empreitada.

“Durante o ano de 2017 minha vida virou do avesso. Terminei um relacionamento longo, passei por várias rupturas com amigos e vários objetivos que eu tinha planejado não se concretizaram. Nesse processo comecei a compor músicas que eram a minha narrativa de reconstrução e de encontrar a alegria e o amor novamente, e que tinham uma pegada mais eletrônica que as músicas da minha banda. Tocando com o Falso Coral eu ganhei uma confiança que eu definitivamente não tinha antes, e depois de vários meses de aulas de canto com o Lineker, várias músicas compostas sobre esse processo pelo qual eu passei, pensei: ‘Caramba, eu posso fazer uma coisa minha’! Foi uma tomada de coragem dupla, porque também seria o primeiro momento em que eu cantaria abertamente sobre ser gay”, conta Luis, que escolheu o nome Bemti para se apresentar.

Por este motivo, o clipe de “Gostar de Quem” (assista aqui) que foi todo concebido e produzido por ele, que é roteirista e formado em Audiovisual, tem como protagonistas homens que enfrentam uma relação que não segue em frente. A ideia principal é mostrar as relações entre LGBTs por uma lente mais amorosa e cotidiana, em paralelo com um simbolismo que representa o que eles estão sentindo. E também tratar de assuntos universais, como a dificuldade em criar vínculos, principalmente quando se é de uma cidade diferente da que se nasceu – que no caso de Bemti, que é mineiro, sua vinda para São Paulo é o ponto marcante -, a superficialidade de relações -, após o advento das mídias sociais e os aplicativos de paquera-, e a impressão que os padrões sempre se repetem.

“Esse projeto solo como um todo fala sobre dilemas e reconstrução pessoal, que são temas universais, mas que eu contextualizei no ponto de vista de um cara gay que mora numa cidade imensa que não é onde ele nasceu. Eu senti a necessidade urgente de falar sobre isso e fazer um clipe sobre isso, porque a questão da representatividade é importantíssima e por estarmos construindo uma rede tão legal de produções LGBTs na música brasileira”, explica Bemti.

O artista também aponta para outro movimento importante que está acontecendo na música brasileira neste momento: “Eu acho incrível essa nova geração de artistas LGBTs tendo destaque nessa luta extremamente necessária por aceitação. Senti que podia fazer “minha parte” realizando meu desejo de falar sobre afeto e mostrando os lados cotidianos das relações LGBTs, os momentos bons e ruins. Criando essas músicas e esse clipe, eu estou criando imagens que eu quero ver e que eu sinto falta. É essa camada do afeto e do dia a dia que me interessa mais. E fazer tudo isso tocando viola caipira me dá uma sensação de produzir algo muito inusitado, o que é um ótimo combustível pra criatividade”.

A co-produção musical do projeto fica por conta do goiano Luis Calil, criador dos cultuados projetos/bandas Cambriana e Ara Macao. O clipe de “Gostar de Quem” foi gravado em um apartamento no centro de São Paulo e tem como protagonistas Bemti, o youtuber Guilherme Pintto, o artista Frederico e o ator Samuel de Assis (que está na segunda temporada da série da Netflix “3%”, mas também já foi destaque na novela Avenida Brasil e nas produções teatrais “Otelo” e “Roque Santeiro”, no teatro Faap). O roteiro e a montagem são de Bemti, o clipe foi dirigido e fotografado por Thais Taverna (diretora do clipe do Aláfia, “Saracura”), a maquiagem é da Gabi Jovine e a direção de arte ficou por conta da Mariana Nobre.

O disco está previsto para sair ainda este semestre e se chamará “Era Dois” e já ganhou uma chamada no Youtube. Assista.

Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/luisbemti/

Instagram: https://www.instagram.com/seubemti/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCCWxp1fCzTHevUS5IgudqEQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *