‘Rogue One: Uma História Star Wars’: veja o que você precisa saber sobre o filme

Tão aguardado pelos fãs da série de George Lucas, ‘Rogue One: Uma História Star Wars’ chega aos cinemas na madrugada de quinta-feira, 15, nos principais cinemas do Brasil e durante a tarde em todo o país. O filme é um “spinoff“, como são chamadas as produções que contam trecho da história de uma saga que o público não conhece, complementando os outros sete episódios da mais famosa ficção científica das telonas.

Novamente produzido pela Disney, foi dirigido por Gareth Edwards e escrito por Tony Gilroy com Chris Weitz. Oficialmente foi lançado em Los Angeles no dia 10 de dezembro de 2016. No elenco estão atores como Felicity Jones, Diego Luna, Forest Whitaker, Ben Mendelsohn, Alan Tudyk e Mads Mikkelsen. Filmado em North London, algumas cenas foram rodadas também Laamu Atoll nas Maldivas, na Islândia e na Jordânia. As locações começaram a partir de agosto de 2015.

O filme traz como personagem principal uma das grandes estrelas expoentes do cinema mundial, Felicity Jones, que vive Jyn Erso. Aos 33 anos, Felicity se tornou uma das atrizes mais aclamadas pela imprensa britânica e americana nos últimos anos após participações em obras como “A Teoria de Tudo”, quando foi indicada ao Globo de Ouro, “O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Eletro” e a série da BBC “O Diário de Anne Frank”.

HISTÓRIA

Tony Gilroy, escritor de vários filmes da franquia Bourne e consultor na aclamada série House of Cards, foi o roteirista principal. A história começa após a formação do Império Galáctico, quando Aliança Rebelde recruta Jyn Erso para trabalhar com Cassian Andor e sua equipe. O objetivo é roubar os planos da Estrela da Morte, a arma de destruição definitiva do Império.

“Rogue One” acontece um ano antes de de “Uma Nova Esperança” e depois da “A Vingança dos Sith”. Mas ao contrário da saga “Star Wars”, o filme pouco tenta focar nos personagens principais da série, como Darth Vader ou os Skywalkers, por mais que eles estejam lá e sejam lembrados.

Apesar de não ter real interferência nos outros sete episódios, “Rogue One” ajudará a esclarecer algumas informações sobre atitudes, momentos e passagens dos demais filmes.

DURAÇÃO

São 2 horas e 18 minutos. Para o tamanho dos demais da saga, é tratado como “normal em tempo de duração” pela produção. Segundo a imprensa norte-americana, edição decupou aproximadamente 100 horas de filmagens para chegar até o resultado final.

QUEM É QUEM

  • Felicity Jones: É Jyn Erso, jovem das ruas que está por conta própria desde os 15 anos de idade. Dona de grandes habilidades de luta e conhecimento sobre a Galáxia, ela é detida pela Aliança Rebelde e tem a chance de fazer algo útil.
  • Diego Luna: Cassian Andor, parceiro de Jyn e considerado o cérebro do combate ao Império, é um dos estrategistas na campanha contra o Lado Negro da Força.
  • Riz Ahmed: O Bohdi Rook aparece como o piloto da Aliança e é tratado como o personagem carismático do spinoff.
  • Ben Mendelsohn: O Almirante Orson Krennic é o combatente rival ambicioso e inteligente. Tem a confiança de Darth Vader para sufocar a Aliança.
  • Alan Tudyk: O andróide K-2SO é diferente de todos os produzidos até agora. Inteligente e prático, tem uma personalidade que o público não vê nos robôs da saga.

CURIOSIDADES

  • O filme não traz a famosa música tema de abertura. Essa é uma das muitas estratégias usadas para desvincular os spinoffs das demais produções centrais.
  • Darth Vader está de volta e aparece #GostamosMuito #TeamVader
  • Por não ser uma produção habitual da franquia, o elenco é composto de atores premiados, como a já citada Felicity Jones e o mexicano Diego Luna, indicado várias vezes e vencedor do MTV Movie Award.

RECEPÇÃO DA IMPRENSA

A pré-estreia de “Rogue One” foi muito elogiada pela imprensa internacional que pode acompanhar.Para Scott Feinberg, do “Hollywood Reporter”, afirmou que o filme é excelente. Segundo ele, “pessoas ao seu redor diziam que é até melhor que ‘Star Wars: O Despertar da Força”.

Nas redes sociais, Dane Cook, humorista famoso por comentários sobre produções, disse que “este pode ser o melhor filme de Star Wars”. O diretor e ator Kevin Smith declarou que “Rogue One é inacreditavelmente maravilhoso. Não é mentira: é como um ‘Império Contra Ataca’ ótimo. Um excelente capítulo no universo Star Wars”.

Scott Mendelson, crítico de cinema da Forbes, afirmou que “tudo o que vou dizer é que eu gostei Rogue One mais do que O Despertar da Força”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *