A Festa Literária de Santa Teresa – FLIST – irá homenagear o escritor Nei Lopes e o ilustrador André Neves

A Festa Literária de Santa Teresa – FLIST – irá homenagear na edição deste ano o escritor Nei Lopes e o ilustrador André Lopes. A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Riotur e a Secretaria Municipal de Educação, apresentarão o evento nos dias 14 e 15 de maio em duas sedes, pela primeira vez; no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas e no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. E tem mais, em 2016, a literatura “vai conversar” com a pintura, teatro, dança e música. O projeto é promovido pelo Centro Educacional Anísio Teixeria – CEAT – que também terá um tributo a Ariano Suassuna e participação dos cantores Chico Chico (filho de Cássia Eller), Marcos Sacramento e do poeta Chacal. Serão 85 atrações, 162 convidados e 16 exposições permanentes. A entrada é gratuita.

Veja a programação:

Dia 14 de maio

Local: Parque das Ruínas

Horários:

10h – Lançamento do jornal Língua pra Brincar

11h – Homenagem a Nei Lopes com sessão de autógrafos e apresentação de “Os Orixás Pedem Passagem”, de Yalorixá Torody d’Ogum e convidados,

13h – Oficina do Bebê Abayomi com a bonequeira artesã Lena Martins e bate papo Vozes d’África, com Marlene Araújo (professora CEAT) e Maurício de Castro (professor da UERJ). No mesmo horário, a FLIST apresenta, ainda, a performance de ilustração: “Com todos os Tons”, de André Neves e a “Poesia no Parque” – Sarau de Poesia Diversos para Ariano Suassuna, com roteiro de Luisa Benevides & Ninfa Parreiras, além da sessão de autógrafos da obra “Ariano Suassuna: Um Perfil Biográfico”, de Juliana Lins (coautora).

14h – Mesa redonda: Literatura em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com professores, tradutores e representantes da Faculdade de Pedagogia INES e o bate papo “Do Mimeógrafo ao Chip”, com os poetas Chacal e Flavio Castro, com mediação de Suzana Vargas.

15h – O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero, falará sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca. No mesmo horário, acontece o debate “O Rio Em Histórias”, entre os escritores Luiz Antônio Simas e Rafael Freitas da Silva, com mediação da escritora Antonella Catinari.

16h – Bate papo com a autora espanhola Ana Garralón

Atividades itinerantes:

Acontecerão intervenções cênicas com os pernas-de-pau Maroca e Deolindo e poesia em cartão, com alunos do CEAT.

Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo

13h – Bate papo “Leitura, Literatura e Saúde”, com a autora Nilma Lacerda, com Maria Antonia Goulart, coordenadora do Movimento Down e do Movimento de Ação e Inovação Social – MAIS, e Regina Porto (coordenadora da Ong Viva e Deixe Viver). Além disso, a mesa redonda “Compartilhando Memórias Literárias”, terá Ana Paula Apolônia, Márcia Elisa, Diego Knak (professores da Secretaria Municipal de Educação) e Cilene Alves de Oliveira (bibliotecária da Secretaria Municipal de Educação)

14h – Contação “Musical História do Samba Menino”, com Raphael Moreira e Bruno Santos.

Dia 15 de maio

Local: Parque das Ruínas

Horários:

10h – Apresentação da peça “O Auto da Compadecida”, encenada pelos alunos do CEAT.

11h – Mesa redonda pop: mistérios, vampiros, bruxos, dragões e outras gulas e paixões de literatura, com as participações dos escritores Luiz Antonio Aguiar, Luis Eduardo Matta e da jornalista Manya Millen. Alunos homenageiam o ilustrador e escritor André Neves, com sessão de autógrafos.

14h – Bate papo “Poesia é Alimento”, com mediação da escritora Ninfa Parreiras e participação do poeta Eucanaã Ferraz.

15h – Mesa redonda ‘Publicar Em Tempos Sombrios”, seguida por sessão de autógrafos, conta com as participações da escritora Luisa Benevides (Cartonera Carioca) e das editoras Marcia Leite (Pulo do Gato) e Michelle Strzoda (Babilônia Cultura Editorial)

16h – A cantora Fernanda Ca apresenta “Pra Sempre”, um musical pocket.

Atividades itinerantes:

Terá “Gotas de Poesia”, com o “Polo Tecendo Uma Rede de Leitura”, de Duque de Caxias, além de intervenções cênicas com pernas-de-pau, mensagem literária, poesia ao pé do ouvido, poesia em cartão e sacolas.

Local: Centro Cultural Laurinda Santos Lobo

15h – Contação de histórias: “Histórias Que Vêm de Cá” apresenta Grupo Mosaicando Histórias.

16h – No Jardim, se apresentam Zé Paulo Becker e Marcos Sacramento.

Serviço
Festa Literária de Santa Teresa – FLIST 2016
Dias: 14 e 15 de maio (sábado e domingo)
Locais: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169) e Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306)

Mais informações clique aqui!

Por Milena Calado

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *