A música contemporânea brasileira e mundial será celebrada no festival ‘Compositores de Hoje’

906761_10151788507816849_397127525_o

O Rio de Janeiro receberá um grande evento de música mundial contemporânea. Dirigido por Sérgio Roberto de Oliveira, o festival ‘Compositores de Hoje’ vem com o intuito de reunir obras de compositores vivos do mundo todo, em especial do Brasil, para fazer uma leitura com alguns intérpretes do meio clássico. Este evento acontecerá nos dias 10, 17, 24 de novembro e 1º de dezembro, sempre às 19h no Centro Cultural da Justiça Federal e cada dia terá uma temática diferente.

A música eletroacústica dominará o primeiro dia do evento. Este tipo de som será produzido em estúdio e difundido por alto falantes, para abrir a festa com chave-de-ouro. Neste caso, não haverá a presença de intérpretes, porém terá uma gama de compositores variados de diversos países como: Manuella Blackburn (Inglaterra), Bryan Holmes (Chile/Brasil), Aquiles Pantaleão (Brasil/Inglaterra), Oscar Chaves (Colômbia), Rodrigo Sigal (México), dentre outros.

A parceria entre Sergio Roberto de Oliveria e o americano Mark Hagerty poderá ser conferida no dia 17 pelo público. As obras de ambos já estiveram próximas em programas aqui no Brasil e nos Estado Unidos antes de se conhecerem. Depois que se conheceram os dois lançaram um cd em 2012 chamado, Luminosidade. Este disco é todo voltado para o som da percussão, mas o concerto que acontecerá no festival terá mais enfoque nos duos de piano, com o duo Bretas-Kevorkian, e violoncelo e com o duo Santoro, que futuramente serão reunidas em cd, no ano de 2014.

No penúltimo final de semana, o conjunto de Saxofones da UFRJ, dirigidos por Pedro Bittencourt, subirão ao palco para tocar peças originais para formações de octeto, quinteto, quarteto e quarteto de saxes. O grupo também lançará luz sobre as obras do francês Antoine Duhamel, e dos brasileiros Raphael Forets, Roberto Victorio, Neder Nassaro e Filipe de Matos Rocha.

O último dia, que encerrará todas as atividades do festival, terá como convidado o grupo Gnu, que estará comemorando 10 anos de formação e lançando o primeiro disco com o título de ‘Cartas de Amor’. Também farão parte do elenco os brasileiros Caio Senna, Marcos Lucas, Paulo Rio, o italiano Marcello Messina, o americano David Vayo que estarão no concerto para conferir e prestigiar as releituras de suas próprias composições.

10 de novembro – 1o concerto Festival Internacional Compositores de Hoje
Horário: 19h
Endereço: Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 Centro
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada)
Tel (21) 3261-2552
Classificação: Livre
Capacidade: 142 lugares

Programa

· Manuella Blackburn (Inglaterra) Karita Oto
· Bryan Holmes (Chile/ Brasil) Glosa de Clímax Púrpura
· Aquiles Pantaleão (Brasil/Inglaterra) Three Inconspicuous Settings
· Óscar Chaves (Colômbia) P-CH

Intervalo

· Frederico Schumacher (Chile) El Espejo de Alicia
· Rodrigo Sigal (México) Friction of the Things in Other Places
· Philippe Leroux (França/ Canadá) Objet Trouvés… Posés
· João Pedro Oliveira (Portugal/ Brasil) Aphâr

Por Milena Calado

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *