Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus apresentam-se hoje no Imperator
O Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, vai virar pista de dança. Isso porque hoje, dia 17 de setembro, terça-feira, às 16h, a atração é a Companhia de Dança Carlinhos de Jesus com “Isto é Brasil”, mostrando a trajetória da dança popular no Rio de Janeiro. E para abrilhantar ainda mais essa primeira apresentação do espetáculo na Zona Norte, Carlinhos de Jesus convidou a bailarina Ana Botafogo para dançar com ele.
“Isto é Brasil”, que já lotou casas por onde passou, conta a história da origem da dança do samba – trazendo uma síntese da cultura africana com sua importância e grande influência na nossa arte – e do jongo, início da cultura popular carioca, preservado e difundido pelos descendentes de africanos radicados na comunidade da Serrinha, em Madureira.
Carlinhos de Jesus e mais 12 (doze) dançarinos apresentam: o choro, o samba percussivo, o samba de roda, o samba no pé, o samba na Comissão de Frente da Mangueira, os sambas de gafieira e tantas outras manifestações populares brasileiras. A participação especialíssima de Ana Botafogo servirá para conceituar a mistura de culturas, representada pela união do clássico e o popular. A bailarina participará dos números “Garota de Ipanema”, num pas de deux com Carlinhos de Jesus; no choro “Feitiço”, fazendo um solo; em “Divina dama” e “Batucada” novamente em duos com o dançarino.
Ao final do espetáculo, a coreografia “Aquarela do Brasil” – com demonstração de mestre-sala, porta-bandeira e passista – faz referência ao carnaval carioca.