Ana Maria Machado ganha prêmio de literatura no México

Aos 70 anos, a escritora brasileira Ana Maria Machado acaba de ser contemplada com o VIII Prêmio Íbero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. A decisão foi divulgada hoje (segunda-feira, 8) pelo júri mexicano da Fundação SM, e ela receberá o prêmio no valor de US$ 30 mil durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no dia 27 de novembro.

O acadêmico alemão Jochen Weber, ao ler a ata do júri em entrevista coletiva, assinalou as qualidades do texto de Machado: “Um estilo narrativo simples e complexo ao mesmo tempo, que apela à inteligência do leitor-mirim, com uma linguagem cuidadosa e lírica, que recupera a riqueza da oralidade”.

Jornalista e professora de Letras, Ana Maria Machado é a principal autora infanto-juvenil de nosso país, reconhecida aqui e lá fora. Seus principais prêmios foram o Jabuti de Literatura, em 1978 e 1997, e o Prêmio Hans Christian Andersen (em 2000), a mais importante condecoração da literatura infanto-juvenil mundial. Desde 2003, é membro da Academia Brasileira de Letras e no presente ano foi nomeada presidente na gestão até 2013.

 

Por Felipe Brandão

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *