André Sampaio & Os Afro Mandinga trazem a África ao Teatro Rival
Na noite do último sábado (11) o Teatro Rival abriu as portas para as festas “Makula” e “Soul de Santa”, do projeto Rival +Tarde. Essas são duas das mais conhecidas festas de black music e afrobeat do Rio, com muitas variações de elementos africanos, como jazz e soulfunky. A expectativa por essa edição foi enorme, pois contou com uma atração mais do que especial: ao lado dos Afro Mandinga, o guitarrista André Sampaio, da banda Ponto de Equilíbrio, lançava “Desaguou”, seu primeiro disco solo e colocou a galera pra vibrar ao som da percussão e das melodias que, de tão dançantes, impossibilitaram o público de se manter parado.
Além de André (Guitarra e Vocal), o grupo é composto por Maurício Bongo (Bateria e Percussão), Pedro Leão (Baixo), Joás Santos (Percussão), Marcus Kenyatta (Guitarra), Miguel (Violão e Backing Vocals) e, é claro, as bailarinas Valéria Monã, Ludmilla Almeida e Ana Paula Dias.
O público começou a chegar por volta das 23h30, quando uma fila começava a se formar na porta do Teatro Rival. Dentro do teatro, boa parte da plateia já aguardava ansiosa, ao som do afrobeat que marcou presença antes e depois da apresentação. Mais uma música começa e, de repente, as cortinas se abrem, revelando os Afro Mandiga no palco. Nesse momento, os fãs foram ao delírio. Enquanto dançavam e pulavam ao som da banda, André chega desejando um gostoso “boa noite” a todos que estavam presentes. Cada detalhe fez com que a apresentação se tornasse incrível.
A performance das dançarinas empolgou o público de maneira que todos quisessem reproduzir igualmente seus passos. O carisma, a animação e, principalmente, o entrosamento de André com o público, permaneceu imutável do início ao fim. Músicas que muitos já conheciam como “O Que Fazer?”, “Bumaye!”, “Rainha” e “Desaguou” (homônima ao disco), obviamente não ficaram fora do repertório.
Uma participação inesperada também surpreendeu a todos os presentes: o grupo Maracutaia, juntamente com André, mostrou toda sua paixão pela música popular brasileira cantando uma versão totalmente original da música “Zumbi”, de Jorge Ben Jor, fazendo a plateia vibrar ainda mais.
O clima era de festejo, porém, André anuncia a saideira e deixa o palco logo em seguida. A pedido do público que gritava incessantemente por mais uma música, ele volta e, para compensar, o pedido foi atendido de uma forma que os fãs foram à loucura. Na metade da música, o guitarrista desceu do palco, tocando no meio de todos e depois convidando-os para subir e festejar juntos, num momento de igual pra igual, como uma grande família.
[dmalbum path=”/wp-content/uploads/dm-albums/Andr eSampaio/”/]
Texto: Jessica Coccoli
Fotos: Ronaldo Bahouth Jr.