Angra retorna ao Circo Voador com Fabio Lione nos vocais e agrada o público
Texto: Gustavo Franchini
Fotos: Jefferson Ribeiro
Após as apresentações no cruzeiro 70.000 Tons of Metal e no festival Live `N` Louder, o Angra concretiza sua volta com uma turnê pela América Latina, a 20th Anniversary Angels Cry Tour, que tem como ponto de partida o Circo Voador, no Rio de Janeiro, palco de um show histórico da banda em 1994. O italiano Fabio Lione (Rhapsody of Fire, Vision Divine) assume os vocais como convidado especial, já que a banda está sem vocalista oficial para o posto e pretende criar um reality show após a turnê, com o intuito de documentar esta busca pelo novo membro.
Logo nos primeiros minutos do espetáculo, nota-se que a escolha foi ótima para a banda, pois Lione se mostra perfeito ao vivo, com uma intensa performance e técnica profissional, dignas de uma lenda do metal. Arrisco dizer que se ele aceitasse, seria interessante lançar um álbum de estúdio com o Angra, pois sua voz encaixa de forma primorosa com as músicas clássicas e, inclusive, atuais. Seu alcance vocal impressionou o público presente, que gritava a plenos pulmões “Lione, Lione, Lione!”, e o vocalista retribuía com muita energia no palco, demonstrando a felicidade por estar dividindo o retorno do Angra com os fãs.
O foco da turnê é o álbum de estreia Angels Cry (1993), mas o show foi repleto de canções de toda a carreira da banda (exceto do Aurora Consurgens, álbum lançado em 2006), com grande destaque para músicas do excelente Fireworks (1998), que Fabio Lione mencionou como seu álbum favorito do Angra. Como muitos fãs aguardavam por este retorno, não teve covers, o que significa que o show foi feito para a plateia e dava gosto de ver o sorriso estampado no rosto dos integrantes! O vocalista brasileiro Gus Monsanto (Adagio, Symbolica) foi convidado a dividir os vocais da “Time” com Lione, deixando claro que o Brasil é repleto de talentos musicais.
Um momento bem especial do show foi a apresentação acústica no meio do set, com os guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro contando histórias de como foi feita a composição das músicas do Holy Land(1996), as viagens da banda no início da carreira, enquanto tocavam e cantavam clássicos como “Make Believe”, presente no álbum em questão. Para deixar o público ainda mais animado, uma fã subiu ao palco e ficou sentada entre os dois durante as músicas, um presente mais do que especial!
Com mais de 2 horas de duração, a apresentação impecável do Angra demonstrou que a banda voltou para ficar e, como o próprio Rafael Bittencourt disse: “O Angra não está acabando, nós estamos apenas começando!”. E é o sentimento compartilhado por toda a plateia, que não cansava de pular e cantar todas as músicas da noite, que foi certamente mágica para muitos. Agora é aguardar o retorno dos mestres do metal brasileiro!
SETLIST ANGRA:
1 – Angels Cry
2 – Nothing to Say
3 – Waiting Silence
4 – Time
5 – Lisbon
6 – Millennium Sun
7 – Gentle Change
8 – Winds of Destination
9 – The Rage of the Waters
10 – Silence and Distance
11 – Wings of Reality
ACÚSTICO
12 – Reaching Horizons
13 – Late Redemption
14 – Make Believe
BIS
15 – No Pain for the Dead
16 – Evil Warning
BIS 2
17 – In Excelsis/ Nova Era
18 – Rebirth
19 – Carry On