“Anjos do Calçadão”, novo espetáculo da Companhia Abraço da Paz, estreia na Zona Sul
“Passo a página vou em frente”, “quero ter vida de gente”, “tô cansado de sofrer”, “sou menor abandonado e na rua fui largado, maltratado, pode crer”, estrofes da música Menor Abandonado, escrita pelo autor Jonas França, que descrevem o abandono, a exclusão social e as crises familiares, temas comuns da sociedade carioca atual e que, muitas vezes, nos levam a refletir o mundo que nos cerca. Mas como seriam vistos se abordados sob a ótica de meninos e meninas de rua, moradores do calçadão da famosa Praia de Copacabana? Esse é o convite de “Anjos do Calçadão”, novo espetáculo da Companhia de Teatro Abraço da Paz, que estreia com apresentação única, no dia 12 de dezembro, segunda-feira, às 20h30, no Theatro Net Rio, em Copacabana. Com uma narrativa leve e bem humorada, o texto escrito por Jonas França e que tem a direção do próprio e de Alex Borges, convida o espectador para um passeio pelo Calçadão de Copacabana e pela história desses marginalizados pela sociedade.
A peça, que integra romance e suspense, a música ao jogo de atores, o estilo gingado carioca à linguagem usada nas ruas e nos guetos, narra a história de personagens singulares, que são verdadeiros retratos cariocas. Um exemplo disso é a protagonista da trama, Eleonora, uma mãe que luta diariamente para reencontrar seu filho desaparecido. Mesmo após ser assaltada pelos Anjos do Calçadão, ela decide ajudá-los e, para sua surpresa, eles se transformam através da arte.
A montagem teve um longo processo de concepção, que envolveu encontros, pesquisas, ensaios, inovação. As cenas dirigidas pela dupla Jonas França e Alex Borges nascem de um jogo-dança arriscado: contar a própria história e reviver os perigos e tragédias da vida cotidiana como exercício de construção de uma identidade. E finalmente, busca encontrar um espaço para fazer teatro, circulando pela cidade e afirmando a arte do encontro e da palavra. Ambos são artistas representantes da nova safra do teatro contemporâneo brasileiro e juntos têm um histórico de sucesso dividindo as direções da Companhia.