Após 3 anos, Lily Allen está de volta e lança clipe criticando mercado musical pop. Assista
Ela está de volta. Depois de quase quatro anos de um hiato musical que preocupou os fãs e gerou dois filhos, a cantora britânica Lily Allen voltou a lançar um single. E assim como em seus dois primeiros discos, a inglesinha faz duras críticas em nova canção lançada em seu canal no YouTube nesta terça-feira (12), a “Hard Out Here”.
De forma surpresa, Lily divulgou a música através das redes sociais e causou alvoroço entre os fãs, que aguardavam inéditas da cantora há cerca de três meses, quando informou estar trabalhando em um novo álbum. Fugindo dos estereótipos que cercam as cantoras da música pop, a britânica fez a letra e o vídeo criticando a postura da indústria atual e o sexismo atrelado nestes ícones.
Com imagens em referências diretas aos ícones pop do momento como Miley Cyrus, Lady Gaga, Katy Perry (com quem teve desentendimento em 2008) e Beyoncé, o vídeo e a música são uma feroz crítica ao hábito das produtoras em transformar as mulheres em objetos e produtos, e não em artistas. Lembrando que foi mãe duas vezes, o clipe começa com uma “lipoaspiração” e ela falando que teve dois filhos.
Na crítica mais pesada, a cantora lembra as danças irônicas de twerk (a famosa coreografia da Miley Cyrus) e até uma referência ao clipe de Robin Thicke, “Blurred Lines”. Já na letra é possível perceber a mensagem direta: “Não preciso moldar a minha bunda para você, porque eu tenho um cérebro”. No refrão, a referência mais polêmica: “Para uma p* é difícil”.
Em pouco mais de 12 horas no ar, o vídeo já foi visto por aproximadamente dois milhões de fãs. Bem recebida pela crítica e fãs, Lily Allen aposta novamente na “polêmica contrária”, como ela mesmo lembrou em entrevista a BBC, canal de comunicação britânico, em 2009:
– Sou contra mão da indústria fonográfica, não quero agradar para vender. – lembrou a cantora de 28 anos, mas que continua com o visual adolescente e descolado de antes.
Este será seu terceiro álbum na carreira e como a própria Allen definiu, numa nova fase da artista pop. “Hard Out Here” é o primeiro single original da cantora desde 2009 e antecipa o mais novo disco dela, previsto para sair em 2014.
Por Bruno Guedes