Ateliê da Imagem inaugura obras de Ana Rodrigues e João Paulo Pereira no dia 25/01
A parceria entre Ana e João Paulo, surgiu espontaneamente como um diálogo imagético através do Whatsapp. Um mandava uma imagem, o outro interpretava e enviava uma nova imagem de volta que poderia ser lida como uma resposta, uma equivalência, uma analogia gráfica ou conceitual. A troca acontecia no tempo necessário para ser pensada, produzida ou encontrada e esse tempo também fazia parte do jogo, subvertendo o imediatismo do meio. Fotografadas exclusivamente com celulares.
As provocações tornaram-se um estímulo constante ao pensamento e ao olhar, desenvolvendo um léxico visual próprio. Com o tempo, analisando o conjunto das trocas de imagens, os dois fotógrafos perceberam como o material continha questões sobre a comunicação contemporânea.
Numa época em que milhões de fotos são postadas todos os dias e que emojis, memes e giffs ocupam o lugar das palavras e o tempo entre troca de mensagens praticamente não existe – será que imagens são de fato lidas? A velocidade restringe o vocabulário e diminui a qualidade do diálogo? Se imagens postadas nas redes sociais exigem uma interpretação única, qual o lugar para a imaginação?
A partir desses questionamentos, Ana e João resolveram materializar o trabalho no formato de fotolivro que recebeu o nome de N.R.A. “Nenhuma das Respostas Anteriores”. Os dois primeiros volumes ganharam o mundo: participando de feiras de fotolivros em Lisboa, Madri, Galícia e rodando pelo Brasil. O trabalho participou de exposições coletivas em seu formato para parede no Museu de Arte Contemporânea de Jataí (onde foi premiado) no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora e como projeção, durante o “Foto Invasão” na RedBull Station em São Paulo.
Agora, o trabalho ganha uma nova leitura e, com a curadoria de Marian Starosta e Rony Maltz, expande seu nome para 1+1>2, abrindo a conversa para a participação de todos. Com imagens inéditas publicadas durante as próximas semanas no perfil @ummaisummaiorquedois no Instagram, os usuários serão convidados a responderem as propostas visuais com suas imagens, utilizando a # de cada proposta. A exposição, com dípticos dos artistas e o resultado do diálogo com o público, vai acontecer no Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro, com abertura no dia 25 de janeiro, e será atualizada semanalmente com as novas imagens propostas e respondidas pelos participantes até 20 de março de 2019.
Serviço
1+1>2
Curadoria Marian Starosta e Rony Maltz
Abertura dia 25 de Janeiro, às 19h
Entrada franca
Visitação: 26/01 a 22/03 – seg a sex 10h às 21h, sáb 10h às 16h
Galeria do Ateliê da Imagem Espaço Cultural (av. Pasteur, 453 Urca Rio de Janeiro)