Bernardo Lobo canta Marcos Valle em novo álbum
Ouça o álbum nas plataformas digitais:
https://orcd.co/bernardolobocantamarcosvalle
Depois do álbum autoral C’Alma, lançado no começo de 2018, o cantor e compositor Bernardo Lobo mergulha com delicadeza nas canções de um mestre da música brasileira, Marcos Valle. “Uma viola mais que enluarada –Bernardo Lobo canta Marcos Valle”, já disponível nas plataformas digitais, reúne novas versões para composições de Valle e duas parcerias de Bernardo com o homenageado, uma delas inédita.
Gravado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal, o projeto nasceu de uma sugestão feita em 2015, nos bastidores de um show que reunia Wanda Sá, Carlos Lyra, Marcos Valle e Bernardo. “Depois do show, o produtor Álvaro Fernando, meu primo e fã do Marcos, entrou no camarim e me fez o convite: Bena, você topa gravar um disco só com canções do Marcos? Eu topei ali, na hora. Fomos todos jantar, contamos pro Marcos e ele adorou a ideia”, pontua Bernardo.
As duas parcerias de Bernardo e Marcos Valle são “Menina das nuvens”, que havia sido gravada no disco anterior, e “Menino Guerreiro”, única inédita do novo disco. “Essa nossa segunda parceria foi feita em homenagem ao meu filho Antônio, que nasceu prematuro. Marcos ficou tocado com a história: foi para o piano, fez a primeira parte da música e me mandou. Fiquei emocionado e acabei fazendo a segunda parte, fechei a canção”, conta Bernardo, ele próprio filho de um grande amigo de Valle, Edu Lobo.
Na seleção de clássicos, uma curiosidade: a gravação de voz e violão para “Um novo tempo”. “Gravei desconstruindo aquela versão que todo mundo conhece das campanhas de final de ano da TV Globo. Pouca gente sabe que é do Marcos”, ressalta.
De uma geração de mestres da canção brasileira, Marcos Valle é uma das grandes influências de Bernardo Lobo. “Ele é um compositor plural, sem fronteiras, que transita por vários ritmos, da Bossa ao pop, com propriedade e sem perder sua assinatura. Sempre busquei essa diversidade no meu trabalho, essa liberdade de buscar novos caminhos, com originalidade. Marcos me disse que sou o primeiro artista a homenageá-lo com um disco inteiro, isso me orgulha muito!”, celebra.
Entre a gravação dos primeiros violões e vozes em SP, até o lançamento do álbum, passaram-se 4 anos. “Me mudei pra Portugal e chegando lá comecei a fazer muitas canções novas, por isso o disco de inéditas acabou saindo antes desse”.
Marcos Valle participa ao piano e nos vocais em “Menina das nuvens”, e o disco reúne ainda músicos de varias nacionalidades, como os brasileiros Carlos Malta, Fred Martins e João Ventura, o baterista inglês Chris Wells, o baixista de Cabo Verde Rolando Semedo, a violoncelista portuguesa Sandra Martins e o acordeonista argentino Marcos Facundo Gomes.
Disco lançado, Bernardo Lobo e Marcos Valle já preparam nova parceria……
Viola mais que enluarada – Bernardo Lobo canta Marcos Valle”
Idealização, concepção musical e direção: Alvaro Fernando
01. COM MAIS DE TRINTA (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)
Teclados e baixo: Erik Escobar
Violão:Evandro Gracelli
Percussão: Alvaro Fernando
02. VIOLA ENLUARADA (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)
Violão: Bernardo Lobo
Acordeão: Marcos Facundo Gomes
Contrabaixo: Juan Pablo Colombo
Co-produção: Luís Sebastian Barbagallo
03. SAMBA DE VERÃO (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)
Violão: Bernardo Lobo
Guitarra, Lap Stell e Piano: Evandro Gacelli
Contrabaixo: Paulo Bira
Percussão: Alvaro Fernando
04. MENINA DAS NUVENS (Marcos Valle e Bernardo Lobo)
Part Esp : Marcos Valle
Violão: Bernardo Lobo
Piano e voz: Marcos Valle
Flauta : Carlos Malta
05. MENTIRA (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)
Violão: Bernardo Lobo
Guitarras: Kiko Perrone
Contrabaixo: Paulo Bira
Percussão : Alvaro Fernando
06. UM NOVO TEMPO (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle/Nelson Motta)
Violão e Voz: Bernardo Lobo
07. PRECISO APRENDER A SER SÓ (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)
Violão : Bernardo Lobo
Guitarra: Evandro Gracelli
Contrabaixo: Paulo Bira
08. MENINO GUERREIRO- (Marcos Valle e Bernardo Lobo)
Part Esp: Paula Cury e Maria Lobo
Violão : Fred Martins
Baixo: Rolando Semedo
Piano: João Ventura
Violoncelo: Sandra Martins
Bateria: Chris Wells
Coro: Fred Martins, Rolando Semedo, João Ventura, Wanda Sá, Mariana Lobo e Paula Cury
09. MEU HERÓI (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)
Piano e Arranjo: Adriano Souza