Bethânia traz elogiado show “Cartas de Amor” para o Rio de Janeiro
Depois da estreia da turnê “Cartas de Amor” no Rio de Janeiro em novembro do ano passado, eis que a diva baiana volta para a gravação de um dvd pela gravadora Biscoito Fino (em parceria com o canal Brasil), nos dias 13 e 14 de abril, no Vivo Rio. Com direção de Bia Lessa, esse tem sido um dos shows mais aclamados de Maria Bethânia em toda sua longeva e vitoriosa carreira. Aliás, todos os espetáculos dessa temporada, tiveram ingressos esgotados por todas as capitais no qual se apresentou. Inclusive os desse final de semana em nossa cidade.
Podemos creditar o extraordinário sucesso, além da já mais do que conhecida competência da cantora (com 67 anos e 45 de carreira), ao aclamado álbum “Oásis”, que serve de base ao repertório dessa turnê. Lançado em março do ano passado, o disco veio com direcionamento inédito em toda a discografia da cantora: cada uma das 10 músicas privilegiou-se de um arranjo com a participação de ilustres convidados e de forma personalíssima. Esta nova experiência acabou trazendo um frescor renovado a sua sonoridade habitual, com a sofisticação peculiar de cada um dos músicos escolhidos.
Um deles é o maestro mineiro Wagner Tiso, integrante do lendário “Clube das Esquina” nos anos 70 e que pela primeira vez esta acompanhando a banda de Bethânia nos shows: “Já toquei com outros baianos, mas com Bethânia é diferente, porque ela leva o teatro para o palco. Trabalhar com ela é interessante artisticamente, porque ela sabe muito bem o que quer e trata com muito respeito o trabalho e a carreira. É uma pessoa doce e educada, firme naquilo que quer para seus shows. Meu objetivo é colorir as ideias de Bethânia. Levo para o show minha cabeça orquestral, o que dá um contraste bonito entre o recôncavo dela e minha mineirice. E conto com a ajuda desses músicos maravilhosos”. Além de Tiso (maestro e piano), Gabriel Improta (violão e guitarra), Paulo Dafilin (violão e viola), Jorge Helder (baixo), Pantico Rocha (bateria), Marcelo Costa (percussão) e Marcio Mallard (cello) compõe a incrível banda montada para essa temporada.
Como mesmo disse a diretora do espetáculo Bia Lessa, que também assinou a cenografia e iluminação, um grand finalle foi planejado para “uma celebração do ofício da cantora: celebrar a vida através de suas mais profundas convicções”. Categoricamente a essa proposta, Bethânia afirma: “O título do show não se refere apenas à faixa do disco Carta de Amor, mas a todo tipo de amor que canto no show: o amor maduro, o amor inconstante, o amor traído, o amor eterno, o passageiro, o triste, o alegre”… Se você não garantiu seu ingresso, resta aguardar pelo lançamento do dvd, pois sabemos que assistir e ouvir Maria Bethânia, já eternizada como uma das maiores cantoras do Brasil, é um privilégio único!
Por Alessandro Iglesias