Biblioteca livre em Jardim de Lisboa

Desde de Novembro, no jardim Quinta das Conchas, em Lisboa, existe uma minúscula biblioteca, em forma de uma casa, aberta a quem quiser escolher um livro, construída por Joaquim Sequeira, 57 anos, que tinha o sonho de fazer as pessoas lerem.

“Basicamente, é uma caixa de madeira cheia de livros que está aberta 24 horas por dia; qualquer pessoa pode abrir a porta e escolher um livro para ler. Não há registos nem prazos de leitura e eu nem quero saber quem e como levou o livro. É só levar”, contou Joaquim Sequeira, o curador desta pequenina biblioteca, em entrevista à agência Lusa.

img_905x603$2016_04_21_09_22_31_529908

A tal caixa de madeira, com um pequeno telhado e duas portas de vidro, alberga livros para várias idades, replicando em Lisboa um projecto que surgiu nos Estados Unidos, em 2009, intitulado “Little Free Library” (pequena biblioteca livre). Em todo mundo já existem cerca de 36.000 bibliotecas como esta, oficialmente registadas e mapeadas na Internet. Em Portugal, estão referenciadas três: em Angra do Heroísmo, no Porto e em Lisboa, a criada por Joaquim Sequeira.

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *