BMW Festival chega a sua terceira edição
O festival foi tão bem recebido em suas edições passadas, que mudanças ocorreram para poder abrigar essa terceira edição do BMW JAZZ FESTIVAL. O Teatro Oi Casagrande acabou ficando pequeno e a mudança se tornou inevitável para o Vivo Rio, de capacidade bem maior. O evento acontecerá entre os dias 8 e 10, do mês de junho. E a expectativa do público já é a maior possível depois da escolha do casting. O seminal guitarrista Pat Metheny (com sua Unity Band), ganhador de vinte prêmios Grammy, é um velho conhecido do Rio de Janeiro. Além de já ter se apresentado por aqui várias vezes (célebre sua participação com Santana no Rock in Rio 2, em 1991), teve residência fixa durante um tempo na cidade e já gravou com grandes nomes da MPB. Terá a honraria em ter uma noite de apresentação só sua durante o festival. Mas tem ainda muita coisa boa nessa escalação! A badalada contrabaixista Esperanza Espalding, bastante conhecida por aqui em virtude de sua parceria com Milton Nascimento (onde se apresentou no palco Sunset do Rock in Rio em 2011, vídeo disponibilizado abaixo), vem mostrar seu último álbum “Radio Music Society”, com o qual ganhou um dos seus três Grammy.
O grupo de jazz acústico James Farner é um espetáculo a parte: além de ter em sua formação o excepcional saxofonista Joshua Redman (atração solo da edição 1 do festival), fazem parte do time três multi-instrumentistas da nova geração: Aaron Parks (piano), Matt Pennam (baixo) e Eric Hardland (bateria). Promete! O quinteto Sound Prints, além de novas composições, fara um tributo ao mestre Wayne Shorter. Em destaque, dois veteraníssimos em seus instrumentos de sopro: Joe Levano no sax (61 anos) e David Douglas no trompete (50 anos). O pianista Brad Mehldau é bastante reconhecido também pelo público roqueiro, pois foi arranjador de várias grandes bandas como Radiohead e Soundgarden, além de ter colaborado com os Beatles. Primeira vez no país, se apresentará com seu trio e causou grande alvoroço o anúncio de seu nome. Mais alguém com staus de lenda entre nós!
Representando o Brasil, “o homem de uma infinidade de instrumentos” Egberto Gismonti, acompanhado da orquestra Corações Futuristas, composta pro jovens que há 10 anos se dedicam a estudar com imersão, obras de grandes compositores brasileiros. As vendas começam nesta terça-feira (23), pelo site www.ingressorapido.com.br (pontos de venda e toda a grade do festival também disponibilizados) e no call center (4003-1212). Corram, porque estima-se que a procura seja um tanto farta pelo nível dos artistas anunciadas. Boa sorte!
Por Alessandro Iglesias