‘Brincando e Aprendendo Astronomia’ realiza oficinas no Museu Light
Quer tal fazer uma atividade cultural e educativa durante as férias e ao mesmo tempo conhecer o Universo e a Energia? No Planetário da Gávea, crianças de 7 a 12 anos vão passear entre estrelas e aprender conceitos básicos de Astronomia. Tudo acontecerá de uma forma alegre e dinâmica, capaz de cativar o interesse da garotada. O aprendizado continuará nas aulas com os Astrônomos da Fundação Planetário, nas oficinas de artes visuais e de música e no show de ciência do projeto da Light, o Quanta Energia.
A criançada também será convidada a conhecer e a cuidar de nossa casa, o planeta Terra. Por isso mesmo vamos desenvolver ações de sustentabilidade e conservação de energia, culminando com uma visita ao Museu Light de Energia.
E para uma maior conscientização desde pequeno sobre as questões de sustentabilidade e projetos sociais, foram fechadas parcerias com a ONG Tem Quem Queira, que irá produzir bolsas com a lona de exposições antigas do Planetário. E também com a ONG Maré de Sabores que irá fornecer comidas sustentáveis para os pequenos.
Brincando e Aprendendo Astronomia será em janeiro e fevereiro, com duração de uma semana cada turma. Serão seis grupos, divididos em dois turnos, manhã e tarde. As vagas são limitadas.
Realização: Imagem Cultural
Início: 12/01
Horários: (manhã) 09h às 12h30 ou (tarde) 13h30 às 17h
Custo: R$190,00 (01 semana)
Inclui: Aula com os Astrônomos do Planetário, oficinas de artes, oficina de sustentabilidade, visita ao Museu Light de Energia e show de ciência do projeto da Light Quanta Energia, lanche e seguro.
Contato e inscrições: (21) 9 6933-4000 (atendimento entre 10h e 16h de segunda a sexta)
Email: feriasnoplanetario@gmail.com
Mais sobre o projeto
O principal objetivo do projeto é que as crianças aprendam coisas importantes de uma maneira fácil e divertida. O foco social também é uma grande preocupação dos organizadores do evento, e a fim de valorizar sustentabilidade e projetos sociais que foi fechada uma importante parceria com a ONG Tem Quem Queira (http://temquemqueira.org.br/), que vai produzir bolsas com a lona de exposições antigas do Planetário. O diferencial é que os funcionários desta ONG são detentos e que conseguem reduzir a pena, realizando este trabalho.
Para a ex-detenta Raquel Souza, a ONG foi um recomeço:
“Aqui eu aprendi uma profissão, fiz novos amigos, aprendi a ser mais paciente e a lidar com as diferenças. Me sinto valorizada e gosto muito de trabalhar aqui”, disse.
Para Marcell Maia, gerente de produção da unidade Centro da Tem Quem Queira, é muito gratificante poder ajudar essas pessoas:
“É importante entender a história e dificuldade de cada uma dessas pessoas, só assim é possível ajudá-las. Muitos chegam sem saber costurar e um vai ajudando outro e no decorrer do processo vamos identificando aptidões”, explica.
Outro parceiro importante é a Maré de Sabores (http://redesdamare.org.br/maredesabores/). Formada por mulheres da Comunidade da Maré, estas mulheres deram a volta por cima, com a ajuda da Redes da Mará. Elas produzem comidinhas saudáveis, super especiais e vão fornecer o lanche da garotada.