C.galeria cresce e inaugura seu novo espaço em casarão no Jardim Botânico

Uma galeria de arte contemporânea que, através de ideias e formatos inovadores, contribui para uma nova forma de fazer e pensar arte e para um novo colecionismo. Hoje representante de jovens artistas que integram em seus currículos exposições nacionais e internacionais, residência artística em renomadas instituições e obras em importantes coleções no Brasil e no mundo. Essa é a C.galeria, de múltiplas linguagens, que surgiu com discrição no Rio em meados do ano de 2016 e que abriu as portas de seu novo espaço na cidade. Em uma charmosa casa da década de 50 no bairro do Jardim Botânico, mais precisamente na Rua Visconde de Carandaí, a C.galeria será palco para pinturas, fotografias, esculturas e desenhos.

Entre os 8 artistas representados, encontra-se Eloá Carvalho, que inaugura sua primeira individual no espaço. Curada por Raphael Fonseca, a mostra da artista carioca apresentará pinturas, desenhos e uma obra sonora. Eloá Carvalho recentemente realizou uma individual no MAM Rio e essa será sua primeira mostra depois da apresentada no Museu. Ainda para o ano de 2018, a C. exibe a individual do artista Paul Setúbal, indicado ao prêmio PIPA e que participa da residência PIVÔ em São Paulo, onde na SPArte de 2018 participou do setor de perfomances a convite de Paula Garcia, curadora do instituto Marina Abramovic.

Copydesk de Eloá Carvalho

A C.galeria, recentemente inaugurada no Jardim Botânico, apresenta no dia 18 de Setembro “Copydesk”, a nova individual da artista carioca Eloá Carvalho, sob curadoria de Raphael Fonseca.

A mostra dá prosseguimento a um aspecto essencial de sua trajetória: a realização de exposições que são resultado de pesquisas sistemáticas. Desde 2013 Eloá vêm trabalhando através da investigação de arquivos históricos e documentais de instituições, das trocas de memórias pessoais e de observação enquanto narradora. A artista se torna uma grande contadora de histórias com uma nova perspectiva; como foi o caso de suas últimas individuais na Galeria de Arte Ibeu, na Galeria do Lago no Museu da República e em 2017 no MAM Rio. Em sua mostra no MAM, que foi prorrogada duas vezes devido a grande visitação, a artista realizou uma grande e cuidadosa  pesquisa iconográfica, considerando-se o arquivo documental das fotografias de exposições realizadas no museu, da década de 1950 até registros produzidos pela própria artista em visitas às mostras recentes. O resultado foram pinturas onde personagens de diferentes temporalidades habitavam juntos uma mesma narrativa/obra.

No caso desse projeto para a C.galeria, a artista coletou mais de vinte cartas de diferentes pessoas com relatos sobre suas relações com a literatura. De textos sobre livros específicos a memórias de infância sobre a descoberta da leitura, essas escritas são a base para esse projeto. A partir desses textos a artista produziu uma série nova de pinturas e desenhos e, pela primeira vez, realiza um trabalho unicamente sonoro. Sua pesquisa no campo da pintura tem prosseguimento e nas imagens concentradas nessa exposição vemos imagens de pessoas imersas no ato da leitura. Palavras e imagens – e toda a abertura que elas trazem dentro de si – são o núcleo desse projeto.

Copydesk – individual de Eloá Carvalho – curadoria Raphael Fonseca

Abertura 18 de setembro das 19h às 22h

visitação entre 3a e 6a feira das 11h às 19h e sábado 11h as 15h até 27/10

C.galeria 

Rua Visconde de Carandaí, 19, Jardim Botânico

21 39880600

www.cgaleria.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *