Caixa Cultural sedia debate sobre o Cinema Tailandês na Contemporaneidade
No dia 23 de julho (sábado), às 19h30, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro realiza o debate O Cinema Tailandês na Contemporaneidade, com Ruy Gardnier e Victor Dias, mediado por Fabiano de Freitas. A entrada é franca e as senhas são distribuídas uma hora antes.
“Apesar do reconhecimento internacional só chegar mesmo com o cinema contemporâneo, e muito especificamente com os filmes do Apichatpong Weerasethakul (que recebe a Palma de Ouro em Cannes em 2010), desde muito antes a Tailândia já tinha uma produção vasta e até já tinha circulação internacional, mesmo que restrita. Mas muito pouco chegou pra nós, no Brasil”, explica o curador Fabiano de Freitas, completando que filmes como “Seda Negra”, de 1961, já tinha sido indicado ao Urso de Ouro em Berlim.
“Hoje o cinema tailandês tem uma circulação mais forte nos festivais e circuitos alternativos em todo mundo e esta mostra foi a oportunidade de mostrar ao público brasileiros raridades e clássicos, além dos mais recentes”, conta o também curador Victor Dias, que será um dos debatedores.
A dupla pretende debater qual a influência que o cinema tailandês mais clássico pode ter exercido sobre os cineastas contemporâneos. “A Tailândia tem uma produção tão diversa que já chamou a atenção até de Hollywood, a ponto do Francis Ford Coppola reeditar e lançar um filme tailandês no mercado americano” conta Fabiano, referindo-se a um filme do príncipe Chatrichalerm Yukol, membro da família real tailandesa, que financiou a produção mais cara do país.
A mostra Cinema Tailandês é a segunda que Victor e Fabiano realizam juntos. O evento tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, com produção da Jurubeba. A CAIXA fica na Av. Almirante Barroso 25. A entrada é franca e as senhas começam a ser distribuídas uma hora antes do debate.