CCMJ saúda carnaval com marchinha, animação e reflexão
Em clima de carnaval, o Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) apresentará marchinha, animação e reflexão. No próximo dia 7, quarta-feira, às 19h, haverá o lançamento do clipe de “Contramão”, de autoria – letra e música – de Wagner Cinelli, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. O vídeo servirá de inspiração para um bate-papo com o tema“Carnaval, subversão e crítica”, com a professora Renata de Sá Gonçalves, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O “grito de carnaval” do CCMJ faz parte do programa “Palácio Convida” e acontecerá na Sala Multiuso. A entrada é gratuita e aberta a todos, com distribuição de senhas às 18h30, sujeita à lotação. Outras informações pelos telefones 3133-3366 / 3133-3368.
O clipe “Contramão” foi criado por LuCAS CHEWIE e ilustra um cenário de suposto caos em que tudo parece fora de ordem. Já a marchinha foi gravada pela banda Urca Bossa Jazz, que conta com Matheus VK e Bia Falcão nos vocais. Além de “Contramão”, o público será brindado com a apresentação de clássicos carnavalescos, executados pela banda.
“O cenário de aparente caos, em que todos estão vindo pela contramão, dá samba”, afirma Cinelli, que é autor de “Lava Lava” e “Pena da Galinha”, marchinhas que também ganharam clipe de animação e que tratam de temas como lavagem de dinheiro e delação. A irreverência do carnaval sempre criticou as mazelas da sociedade brasileira. O compositor Wagner Cinelli tem encontrado nesse gênero musical um campo fértil para provocar, de forma bem-humorada e direta, a reflexão sobre temas atuais da política brasileira.
“As consequências dos escândalos políticos ultrapassam fronteiras e desafiam a retomada da confiança, tão importante para fortalecer as instituições e a credibilidade da sociedade nelas. O objetivo desta letra é lançar uma reflexão sobre até que ponto esta confusão não é parte de nossa cultura”, explica Cinelli.