CCPJ-Rio realiza nova temporada do Música no Palácio

No mês de setembro, o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiroapresenta a nova temporada do projeto Música no Palácio, que traz uma série de concertos musicais, clássicos e populares, em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As apresentações acontecem de 4 a 25/9, todas as terças, e têm entrada gratuita. O projeto tem o objetivo de estimular, divulgar e aproximar o cidadão da produção musical de boa qualidade.

Dia 4/9 – Recital de violão
No recital de abertura da nova temporada, dia 4/9, o CCPJ-Rio recebe o violonista Paulo Pedrassoli. Do programa, constam canções de Johann Sebastian Bach, Isaac Albeniz, João Guilherme Ripper, Villa-Lobos, entre outros.

Paulo Pedrassoli (violão)
Estudou violão com Ricardo Wolf, Leo Soares e Henrique Pinto, no Brasil, e com Luigi Mercuri, na Itália. Em 1990, foi primeiro colocado e melhor intérprete de música brasileira no V Concurso Nacional Villa-Lobos, realizado em Vitória (ES). Em 1992, ficou em segundo lugar no V Concurso Internacional de Violão Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Como solista, apresentou-se no Teatro Municipal e na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Nacional (regente, Ligia Amadio), Orquestra de Câmara do Rio de Janeiro (regente, Roberto Victorio), Orquestra Petrobras Pró-Música (regente, Armando Prazeres) e Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música (regente, Marco Maceri). Em 1997, foi solista da Barbados Chamber Orchestra (regente, Cristopher Atherley) no recital Brazil e Barbados in concert, promovido pela embaixada do Brasil na ilha do Caribe. No ano de 1996, fundou a Camerata de Violões com professores do Conservatório Brasileiro de Música. Lançou, em 1998, o CD Villa-Lobos – obra integral para violão solo, inaugurando o selo UERJ Clássica.

Programa:

Johann Sebastian Bach
Grave e Allegro (da Sonata n.o 2 para violino solo)

Felix Mendelssohn
Barcarola veneziana / Canzonetta

Agustín Barrios
Julia Florida

Isaac Albeniz
Torre Bermeja

João Pernambuco
Interrogando

Roberto Victorio
Miniaturas n.os 1 e 2

João Guilherme Ripper
Quatro prólogos para violão

Villa-Lobos
Estudos n.os 1 e 7

Dia 11/09 – Recital de flauta e cravo
No segundo dia, 11/9, o espaço abriga o recital de flauta e cravo “Um alfabeto e musical”, com Patrícia Michelini (flauta doce); Kristina Augustin (viola de gamba) e Eduardo Antonello (cravo).

O programa traz uma seleção de sonatas e solos que procura transmitir as características e qualidades de cada tonalidade, segundo as impressões dos principais compositores e teóricos do período barroco. As tonalidades são identificadas pelas letras do alfabeto – de A a G, significando de Lá a Sol – e as diferenças entre elas podem ser percebidas pelo sistema de afinação da época, que proporciona alterações sutis nas distâncias entre as notas em relação ao sistema moderno. Somando-se ao colorido tonal, a riqueza timbrística da flauta doce e do cravo poderão ser apreciadas em obras de Telemann, Händel e Scarlatti, dentre outros.

Patrícia Michelini (flauta doce)
Formada em Flauta Doce pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e em Composição Musical pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Estudou flauta doce com Cristal Velloso, Isa Poncet e Ricardo Kanji, no Brasil, e com Hugo Reyne, Jean Pierre Boullet, Pierre Hamon e Bertho Driever, em cursos de aperfeiçoamento no Brasil, Bélgica e Itália. Estudou cravo e música barroca com Edmundo Hora e canto com Camila de Falleiro. Em 2006 inicia sua pós-graduação na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), onde foi admitida para o curso de Mestrado em Música. Como intérprete, destaca-se sua atuação em dois grupos: Il Dolce Ballo, especializado em música medieval e renascentista, com o qual lançou o CD Amor & Devoção, em 2003, e Flustres, duo de flautas doce com David Castelo. Na carreira solo, Patricia tem atuado junto à Orquestra Barroca Armonico Tributo (Campinas/SP), Orquestra de Câmara de Jundiaí (SP), Orquestra de Câmara de Indaiatuba (SP), Orquestra Oficina de Cordas (Campinas/SP) e grupo Audi Coelum (SP).

Kristina Augustin (viola de gamba)
Mestre em Artes/Música pela Unicamp (2001), estudou viola da gamba na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça (1989 a 1992), sob orientação do gambista Paolo Pandolfo. Em 1997 – após um período de dois anos de estudos com Sarah Cunningham, na Inglaterra – diplomou-se pela University Central of England / Birmingham Conservatoire. Nos cinco anos em que viveu na Europa, apresentou-se na Alemanha, Áustria, Inglaterra, Romênia e Suíça, com variadas formações camerísticas.
No Brasil fez diversas turnês, mais de 600 recitais, além de trilhas sonoras e discos. Gravou três discos com o Música Antiga da UFF e um CD com a Camerata Antiqua de Curitiba. Em novembro de 2001, recebeu a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga. A convite da Secretaria da Cultura do Paraná escreveu o material didático intitulado Caderno de Música (2000). É autora do livro Um Olhar sobre a Música Antiga – 50 anos de História no Brasil (1999).

Eduardo Antonello (cravo)
Iniciou seus estudos de piano aos nove anos, com a professora Rosina Barros, da Escola Magda Tagliaferro. Em 2005 ingressou na Escola de Música da UFRJ para o curso de bacharel em cravo com o professor Marcelo Fagerlande e órgão complementar com o professor Alexandre Rachid. Integrou a orquestra de música antiga Consortivm Musicvm Rio como regente, cravista e codiretor. Em 2005 participou de máster classes com o cravista Olivier Baumont, de improvisação erudita ao órgão e ao piano com Alexandre Rachid e do curso de organologia e iconografia musical sobre cravo, clavicórdio e pianoforte com a professora Florence Gétreau, diretora do Institut de recherche sur le patrimoine musical en France. Apresentou-se na II e III Semana do Cravo no Palácio Universitário da UFRJ, em 2005 e 2006, sob a direção do professor Marcelo Fagerlande.

Programa:

Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Solo X em C maior
Adagio / Allegro / Adagio / Allegro / Larghetto / Vivace

Anne Danican-Philidor (1681-1728)
Sonata em D menor
Lentement / Fugue / Courante / Gracieusement / Fugue

Domenico Scarlatti (1685-1759)
Sonata em E maior

Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Sonata em F maior HWV 369
Larghetto / Allegro / Siciliana / Allegro

Nicollas Chedèville (1705-1782)
Sonata em G menor
(da coleção Il Pastor Fido, atribuída a Antônio Vivaldi)
Vivace / Fuga da Capella / Largo / Allegro ma non presto

François Couperin (1668-1773)
Rondeau Les Ondes da Cinquième Ordre

Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Capriccio em Bb maior TWV 41:G5
Allegro / Largo / Vivace / Allegro-Largo / Vivace

Dia 18/9 – Art Metal Quinteto
Na penúltima apresentação do mês, o Música no Palácio recebe recital com o Art Metal Quinteto, composto por Jessé Sadoc e Wellington Moura (trompete); João Luiz Areias (trombone); Eliezer Rodrigues (tuba) e Antonio Augusto (trompa).

Art Metal Quinteto
Com 17 anos de existência, o quinteto tem apresentado ao público brasileiro o resultado de um intenso trabalho de pesquisa sobre a música brasileira escrita para instrumentos de metais. Neste sentido, destaca-se o levantamento das obras de compositores amazônicos do início do século XIX, que resultou em um concerto apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil em 2000, trazendo a público nomes como Meneleu Campos, Henrique Gurjão, Teóphilo Magalhães, Cincinato Ferreira Jr., Ernesto Dias e outros. Nesse mesmo ano, em parceria com a Banda Anacleto de Medeiros, lançou o CD Sempre Anacleto, inteiramente dedicado à obra do compositor, um dos primeiros a escrever para banda no Brasil. Em 2008, lançou mais um CD dedicado à música brasileira: Dezenovevinteum – uma história para ouvir, que resgata obras de João Elias da Cunha, Bonfiglio de Oliveira e Zulmira Canavarros, além de apresentar a primeira composição gravada de Jessé Sadoc Junior. O conjunto também expande seu território para música internacional, como mostra seu primeiro CD, Da Renascença ao Jazz, de 1995, considerado pelo jornal O Estado de São Paulo, como o melhor lançamento instrumental do ano.
Para 2013, o Quinteto prepara um CD totalmente dedicado à obra de Henrique Alves de Mesquita, compositor brasileiro do século XIX, autor da primeira peça para trompete solo escrita no Brasil.

Programa:

Claudio Monteverdi
Si dolce è’l tormento
A un giro sol de’begl’occhi

Sigismund Neukomm
Marcha Militar n.o 1

Henrique Alves de Mesquita
O Vampiro (valsa)
Fantasia para trompete
Marcha Heroica Marquês do Pombal

Dia 25/9 – Recital Lírico – Canto e Piano
Encerrando a programação, haverá um recital lírico de canto e piano, com Luíza Lima (soprano); Michele Ramos (soprano); Noeli Mello (mezzo-soprano); André Cantanhede (tenor); Leonardo Germano (barítono); Gustavo Ballesteros (piano). A direção e coordenação são de Ricardo Tuttmann.

Ricardo Tuttmann
Ricardo Tuttmann estreou profissionalmente há 25 anos, no palco do Theatro Municipal, no papel de “Messagiero”, na “Aida”, de Verdi. Desde então, vem desenvolvendo intensa atividade lírica e camerística em importantes teatros e salas de concerto no Brasil e no exterior. Apresentou-se sob a direção musical de destacados maestros, tais como Christian Thielemann, Eugene Kohn, Romano Gandolfi, Luiz Fernando Malheiro, John Neschling, Isaac Karabtchevsky e Sílvio Barbato. Ao longo de sua carreira, Tuttmann vem coletando boas críticas da imprensa especializada, com destaque para a sua estreia como Bacchus, no V Sommerfestspiel Schloß Rheinsberg, Alemanha. Graduou-se em Canto com Maria Helena Bezzi e estudou Música de Câmara com Luiz Senise. Possui mestrado em Práticas Interpretativas e é professor de canto da Escola de Música da UFRJ.

Programa:

Giuseppe Verdi
Un dì, felice eterea (de La Traviata)

Parigi, o cara
(de La Traviata)

Léo Delibes
Viens, Mallika… Dôme épais le jasmin (de Lakmé)

Wolfgang Amadeus Mozart
Soave sia il vento (de Così fan tutte)

George Gershwin
Bess, you is my woman now (de Porgy and Bess)

Giacomo Puccini
O soave fanciulla (de La Bohème)

Jacques Offenbach
Belle nuit (de Les Contes d’Hoffmann)

Camille Saint-Saëns
Mon coeur s’ouvre a ta voix (de Samson et Dalila)

Wolfgang Amadeus Mozart
Pa-pa-pa (de Die Zauberflöte)

Giuseppe Verdi
Un di. . . Bella figlia dell’amore (de Rigoletto)

Georges Bizet
Nous avons en tête une affaire (de Carmen)

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.

MÚSICA NO PALÁCIO

Serviço
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Datas: 4, 11, 18, 25 de setembro (terças)
Horário: 19h
Distribuição de senhas no local: 18h30
Capacidade: 60 lugares
Telefones para informações:  (21) 3133-3366 / 3133-3368
E-mail: ccpjrio@tjrj.jus.br
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Entrada Gratuita

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