Começa hoje a 48ª edição do Festival Folclórico de Parintins

parintins-caprichoso-e-garantido

Considerado a maior manifestação folclórica do mundo, hoje (28/06) a partir das 21 horas começa a primeira das três noites do 48ª Festival Folclórico de Parintins. Na edição deste ano, os dois bois, Garantido e Caprichoso, comemoram o centenário de criação de ambos. O resultado do boi vencedor sairá na segunda-feira, em apuração feita na cidade.

Atual campeão, este ano o Boi Caprichoso, que é o touro negro cuja estrela é o símbolo, levará para a arena ‘O Centenário de Uma Paixão’, onde contará a sua própria história dividida entre as três noites do Festival. O diretor de arena da agremiação, Edvan Oliveira, afirma que serão divididos como um ‘início, meio e fim’ do bumbá:

– Vamos passar por tudo que o Caprichoso exibiu nesses cem anos nos festivais, mas também queremos exibir os trabalhos sociais que fazemos e ajudam a desenvolver Parintins, e um outro grande destaque deve ser o legado deixado pelas futuras gerações nas quais investimos sempre. Estas crianças são as pessoas que guiarão o Caprichoso daqui a alguns anos, então é muito importante que eles não sejam esquecidos neste espetáculo – disse ao portal G1.

Já o maior vencedor de Parintins, o Boi Garantido, representado pelo boi branco e com um coração como símbolo, levará o espetáculo “Garantido, o Boi do Centenário”. Narrado através da história de seu fundador, Lindolfo Monteverde, a apresentação será focada nas origens do chamado de “Boi do Povão” e da “Baixa do São José”.

Este ano o vencimento do contrato com a TV Band encerrou um ciclo que desde 2007 transmitia para todo o país o Festival. Com isso, os dois bois venderam seus direitos de transmissão para emissoras diferentes. O Garantido para a Record, com transmissão local pelo canal e nacional através da Record News. Já o Caprichoso repassou seus direitos ao canal web Amazon Sat. A notícia da divisão da transmissão causou desconforto entre os amantes do festival no Amazonas e fora dele, chegando até a esfera do governo municipal e estadual, que prometeu uma solução conjunta para o ano de 2014.

O resultado do boi vencedor sai na segunda-feira, onde jurados que são de fora do Estado do Amazonas dão nota para os 21 itens e para cada noite de apresentação. O júri chegou a cidade de Parintins nesta sexta-feira (28) e com a fiscalização de um representante de cada boi. A chegada movimentou um aparato de mais de 200 policiais civis, federais e agentes do Detran.

Realizado numa ilha que fica a 325 km de Manaus, só é possível chegar a Parintins através de avião ou barco. Na cidade acontece a manifestação cultural que atrai milhões de reais em patrocinadores e milhares de turistas nacionais ou não. Durante a festa, o Amazonas se divide em vermelho (representando o Boi Garantido, maior vencedor do festival) e em azul (representando o Caprichoso, atual campeão). A apresentação ocorre no Bumbódromo e os chamdos itens se apresentam conforme uma “Ópera a céu aberto”.

O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Entre as curiosidades está o fato de marcas famosas mudarem a cor exclusivamente por causa da rivalidade, como uma famosa marca de refrigerante vermelha e um banco, também de mesma cor.

Por Bruno Guedes

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *