Compositor e vibrafonista Arthur Dutra lança “Itinerário Imaginário” no Solar de Botafogo
Arthur Dutra percorre seu “Itinerário imaginário”, nos dias 19 e 20 de agosto, no Solar de Botafogo, RJ. O projeto do compositor carioca inclui os dois shows dos CDs “A Musa de Benjamin & Outros Ensaios” e “O Tempo do Encontro” (lançado no Japão em 2013), além do lançamento do seu primeiro livro, “Arte D’ Encarte”, uma ficção ensaística que sai agora pela Editora Oficina Raquel.
As apresentações serão diferentes a cada dia. A cantora Silvia Machete faz participação especial no dia 19, interpretando a canção História de um início, gravada no CD “O Tempo do Encontro” (e também no último trabalho da cantora, intitulado “Souvenir”) e “Páginas Amarelas” (Arthur Dutra), gravada por Moska no mesmo disco. No dia 20, Zé Renato canta, por exemplo, a Lenda-Aurora (Arthur Dutra), com o auxílio luxuoso do baterista Tutty Moreno e do saxofonista Zé Nogueira, que também participarão do show no dia 19. Arthur Dutra (vibrafone, marimba, steel drum, arranjos e voz) terá ainda a companhia da cantora Beth Dau, de Bruno Aguilar (vocais e baixo), Julio Falavigna (tabla e vocalizes), Da Do (sopros), Aquiles Moraes (trompete) e da atriz Verônica Reis, que lerá trechos do livro antes do espetáculo.
“(…) no mistério desses sons pensei encontrar uma resposta para o futuro da música em meio a uma crise fonográfica atribuída frequentemente à internet, à pirataria, aos direitos autorais, aos novos tempos, mas raramente à audição, aos ouvintes e sua relação com a música, à fruição musical, enfim. Mas, espere… O que se quer são respostas? Devemos buscar respostas? (…)”, escreve Arthur na contracapa do livro “Arte D’ Encarte”.
Arthur Dutra recebeu o prêmio-bolsa Icatu de Artes e a residência de um ano na Cité Internationale des Arts, em Paris, em 2012. A trajetória internacional do músico inclui um curso na Universidade da Cidade de Nova York, e apresentações nos EUA, França e Holanda. No Rio, ele faz mestrado em filosofia na UFRJ. Seu repertório autoral tem algo de experimental. Por exemplo, na canção-ensaio As Bandeirinhas de Volpi e n’O Encontro de João Cabral com Ravi Shankar, sobre o diálogo fictício do poeta pernambucano com o sitarista e embaixador da música clássica indiana.
Todo o projeto é marcado por reunir artistas, formas de arte e estilos de música. Como se o vibrafone fosse a mesa de bar sobre a qual diferentes criadores e tradições pousam seus discos e livros, seus braços e taças de vinho. A música será o itinerário imaginário de suas conversações. Um encontro entre amigos.
Arthur Dutra participou de álbuns de diversos artistas da MPB, entre os quais Zé Renato, Lenine, Moska, Vanessa da Mata (com Gilberto Gil), Cristina Braga, Roberta Sá e Erasmo Carlos. Em 2011 passou a se apresentar em duo com o intérprete-saxofonista Zé Nogueira, com o qual teve a oportunidade de dividir o palco com o compositor Guinga em duas ocasiões.
Serviço:
Show “Itinerário Imaginário” de Arthur Dutra
Local: Solar de Botafogo – Rua General Polidoro 180 – Tel. 2543-5411
Datas: 19 de agosto (ter) às 21h30, participação da cantora Silvia Machete, do baterista Tutty Moreno e do saxofonista Zé Nogueira
20 de agosto (quar) às 21h30, participação do cantor Zé Renato, Zé Nogueira, Tutty Moreno
Banda: Arthur Dutra (vibrafone, marimba, steel drum, composições, arranjos e voz), Beth Dau (voz), Bruno Aguilar (vocais e baixo), Julio Falavigna (tabla e vocalizes), Da Do (sopros), Aquiles Moraes (trompete). *Verônica Reis (leituras)
Preço: R$ 50,00.
Compras antecipadas na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingresso.com
Capacidade: 180 lugares. Classificação: 14 anos.