EDP Live Bands mostra a força da cena independente nacional
O rock nacional continua mais forte do que nunca e a prova disso é o EDP Live Bands, que levará uma banda independente brasileira para tocar no festival NOS Alive’18, em Portugal! Foram 1.500 inscritos de todas as partes do país e apenas oito bandas se tornaram finalistas no concurso musical. Os grupos classificados são Sound Bullet (RJ), Codinome Winchester (MS), Bibiana Petek (RS), Cabelera (RJ), Código de Conduta (SP), Dkukas (MS), Jamirulus (SP) e Madame Lulu (MA).
Com representantes de diversos estados brasileiros, não é de se espantar que as influências das bandas variem do rock indie ao reggae, passando pela MPB e pelo rap. Entre os representantes cariocas, está a Sound Bullet. Com uma sonoridade contagiante, eles lançaram no último ano o disco “Terreno”, considerado pela crítica especializada um dos melhores de 2017. Entre os hits, está o single “When it Goes Wrong”, que supera os 700 mil plays no Spotify. A banda é formada por Guilherme Gonzalez (voz e guitarra), Fred Mattos (baixo), Rodrigo Tak-ming (guitarra), Henrique Wuensch (guitarra) e Pedro Mesquita (bateria).
Ouça “When it Goes Wrong”: https://spoti.fi/2KyuvK3
Mostrando que o Centro-Oeste do país tem uma forte presença no rock, está a Codinome Winchester, do Mato Grosso do Sul. O quinteto traz um mix do instrumental próprio, repleto de referências internacionais, junto a arranjos grandiosos e um vocal inconfundível. Misturando o rock clássico com a vibe psicodélica setentista, o grupo é formado por Fillipe Saldanha (voz), Arthur Maximilliano (guitarra e teremim), Guilherme Napa (bateria), Luciano Armstrong (guitarra, backing vocal e sintetizador) e Thiago Souto (baixo).
Ouça “Mensagem de Outras Horas”: https://onerpm.lnk.to/
Para a Sound Bullet, “estar na final do EDP Live Bands é a chance de levar nosso trabalho a um novo patamar, apresentando para diversas figuras do mercado e tendo também a chance de fazer um show fora do Brasil pela primeira vez”. Já para a Codinome Winchester “estar na final do concurso é uma grande oportunidade, em um momento crucial da carreira da banda”.
Realizado em Portugal desde 2014, o concurso EDP Live Bands está em sua terceira edição no Brasil e busca promover e incentivar bandas independentes de rock e pop-rock, fazendo a ponte entre terras tupiniquins e lusitanas. Muito além de dar visibilidade aos grupos, o concurso também prevê um workshop com especialistas renomados da indústria da música, que compartilharão suas experiências de como ter sucesso no mundo artístico.
A final será realizada ao vivo, no dia 12 de maio, em São Paulo, onde um júri especializado selecionará a banda vencedora que, além de ir tocar no festival NOS Alive’18, em Portugal, também gravará um álbum com a Sony Music. No evento, cada uma das bandas apresentará duas músicas originais e inéditas e serão avaliadas por aspectos como técnica, execução e interpretação musical, originalidade, presença de palco e interação com o público. O EDP Live Bands é fruto da parceria entre EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, com a Everything is New e Sony Music, com apoio institucional da Revista Lounge.