Emeli Sandé lança álbum no Brasil e ultrapassa Adele

Cantora e também compositora, a escocesa Emeli Sandé lança agora no Brasil, pela EMI, seu primeiro disco Our Version of Events, que já vendeu 500 mil cópias no reino Unido.

Seu disco tem emocionado inúmeros fãs e conta com 13 composições bem sofisticadas. A cantora desbancou Adele do topo das paradas no Reino Unido, tornando este o álbum de estréia mais vendido do ano na terra da Rainha, recebendo até indicações ao Brit Awards.

Emeli possui uma caracterísitca que bastante se assemelha a Adele: uma profunda afinidade com todas as coisas relacionadas ao coração e à alma. Sandé começou sendo uma compositora aplicada desde os precoces dez anos de idade, e agora aos 24 anos, oferece sua voz poderosa com graciosidade e uma propensão para melodias mais sofisticadas, dentro do Soul com pitadas de R&B.

Vencedora do competitivo Brit Critics Choice Award de 2012, onde Adele e Florence + the machine começaram, foi surpreendida pela indicação como revelação no Brits deste ano. E nessa trajetória, a Coldplay a selecionou para abrir a atual turnê da banda.
Como se não bastasse, Emeli já havia aberto shows para Alicia Keys que ficou impressionada e acabou compondo junto a cantora uma faixa para seu próximo álbum, além de coescrever a música Hope de Our Version of Events.
Nessa pequena bagagem, Sandé já escreveu uma série de músicas para nomes como: Leona Lewis, Susan Boyle, Tinie Tempah, Professor Green, Tinchy Stryder, Cheryl Cole e The Saturdays.

Em seu álbum de estréia Our Version of Events, Sandé cria uma complexa e sedutora atmosfera. Na música Daddy, Sandé comenta ser sobre o vício, a qualquer coisa, e na hipnótica Heaven, onde a bateria e baixo são marcantes no estilo anos 90 são completados pela voz agitada da cantora.
Mas enquanto o álbum tem uma acentuada sensação retrô-futurista, também está repleto de emoção crua e atual uma espécie de fênomeno resultante de: Nina Simone, Joni Mitchell e Lauryn Hill, da pintora Frida Kahlo (Emeli tem uma tatuagem da artista no antebraço), da poeta Sylvia Plath e da escritora Virginia Woolf fornecendo um compromisso obstinado para agir sentimentos profundos.

“Eu posso me relacionar com uma canção de Joni, mesmo que tenha 25 anos — isto é o principal e mais importante para mim. Não estou preocupada sobre em que categoria minha música vai ser classificada e não há nenhum ponto final na limitação em que você pode chegar, mas eu quero ser respeitada”, comentou.

Ouça um dos sucessos de Emeli

 

Por Juliana Lima

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *