Escolas de Samba do Rio iniciam seus Ensaios Técnicos na Sapucaí. Confira o calendário
Já tradicional no calendário da cidade do Rio de Janeiro, começou neste final de semana os Ensaios Técnicos das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí. As primeiras agremiações a pisarem no sambódromo foram a Acadêmicos da Rocinha e Alegria da Zona Sul, pela Série A, e Unidos de Vila Isabel, pelo Grupo Especial. Os ensaios vão até dia 31 de janeiro, uma semana antes do carnaval, quando a atual campeã, Beija-Flor, fará o teste de luz e som. A entrada é gratuita para todos o setores.
Os ensaios técnicos se tornaram eventos fixos no calendário carioca, atraindo até 50 mil pessoas por dia ao Sambódromo, entre turistas e sambistas. Todas as 12 agremiações do Grupo Especial, bem como as 14 integrantes da Série A, o Grupo de Acesso, poderão usar a Marquês de Sapucaí ao menos uma vez. Durante a prática, a simulação de um desfile dá o ritmo do que vai acontecer durante os três dias de folia.
A Rocinha abriu os ensaios, às 19h, com o enredo “Nova Roma é Brasil, Brasil é Rocinha”. Já a Alegria da Zona Sul, com o tema “Ogum”, entrou às 20h. A Vila veio em seguida, cantando “Memórias de Pai Arraia. Um sonho pernambucano, um legado brasileiro”, do carnavalesco Alex de Souza e do compositor Martinho da Vila.
Os ensaios técnicos irão até 31 de janeiro, quando haverá a lavagem do Sambódromo e o teste de som e luz com a campeã do Grupo Especial de 2015, a Beija-Flor de Nilópolis. A entrada é franca.