Espetáculo “Samba Futebol Clube” reestreia no TEATRO LEBLON
O futebol continua em cena, mesmo com o fim da Copa do Mundo, e com o maior sucesso! O musical Samba Futebol Clube, que une duas intensas paixões brasileiras: a música e o futebol, segue agora para o palco do Teatro Leblon, a partir de 05 de Setembro, sexta-feira.
Um dos grandes sucessos de público e crítica do ano em sua estreia no CCBB – em que recebeu 12 indicações aos prêmios Shell e Cesgranrio deste ano – o musical cumpriu temporada no Teatro Municipal Carlos Gomes, também com sucesso. Samba Futebol Clube é um espetáculo não só para quem gosta de futebol, mas para todo tipo de público e vem agradando desde as senhoras das vans às crianças, como cita o crítico da Veja Rio, Rafael Teixeira: “Não é preciso, absolutamente, ser um conhecedor do esporte para se divertir (e até se emocionar) com situações e personagens apresentados; a plateia sai feliz como se tivesse assistido a uma vitória do Brasil”.
A aprovação do júri dos respectivos prêmios veio em boa hora. Gustavo Gasparani, também autor do texto, considera Samba Futebol Clube sua primeira “realização total” como diretor. Como não está em cena, ao contrário das outras vezes em que exerceu a direção, pôde explorar ainda mais sua pesquisa por uma linguagem original no teatro musical brasileiro. O roteiro foi sendo elaborado e experimentado simultaneamente à concepção do espetáculo, com participação do elenco, improviso e troca de ideias. Um processo parecido com o da Cia. dos Atores, da qual é membro-fundador. Deu certo. O elenco também recebeu uma indicação especial na categoria Inovação. “Isso é extraordinário, porque eles compraram a ideia de uma forma que muita gente não compraria, e não teria capacidade de fazer. Eles arrebentam, porque cantam, tocam, dançam, atuam, são engraçados, são dramáticos. Uma felicidade!”, comemora Gasparani.
O roteiro traz o quê de música e poesia que o futebol nos deu. Retrata sua ligação com a MPB, a partir do samba, e une citações de textos sobre o tema de José Lins do Rego, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar. As canções ora são cantadas, ora são ditas como texto, criando, assim, um diálogo entre as letras e os textos destes mestres.
Utilizando elementos do jogo, da música brasileira e da dança do futebol, o espetáculo traz vídeos com tratamento pop – numa mistura de linguagens e imagens de jogadores e jogadas importantes – que ilustram as histórias entrelaçadas por músicas e textos.
Serviço:
Espetáculo: Samba Futebol Clube
Roteiro e direção: Gustavo Gasparani
Gênero: musical
Elenco: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima
Local: Teatro Leblon – Sala Fernanda Montenegro (Rua Conde Bernadotte, 26 | Leblon – Rio de Janeiro – RJ- Tel: 2529-7700)
Reestreia: 05 de setembro, sexta-feira, às 21hs
Temporada: até 30 de novembro de 2014 – quinta a domingo
Horários: quinta a sábado às 21hs e domingo às 20hs.
Duração: 120 min
Classificação: 10 anos
Capacidade: 346 lugares
Preços: quinta e sexta R$ 70,00 e sábado e domingo R$ 80,00
Formas de pagamento:
Bilheteria do teatro – dinheiro e cartão, exceto Elo
– horário de funcionamento é de terça a domingo, das 15hs às 20hs para compra antecipada. No dia no espetáculo, até às 21h.
Vendas pelo site: www.ingresso.com (aceitam cartão de crédito)
Por Alessandro Iglesias