Estreia “Absurdo”, novo espetáculo de criação da Cia Atores de Laura
Sob a direção de Daniel Herz, o espetáculo acontece dia 12 de outubro no Teatro Ipanema, com base no Teatro do Absurdo.
O teatro do absurdo foi criado através de uma visão irracional, e disparatada da realidade num contexto europeu, pós-Segunda Guerra Mundial. Por dentro desses escombros no conflito, nasce uma identidade fragilizada e despedaçada por uma descrença generalizados. É uma forma do teatro moderno que utiliza, para a criação do enredo, das personagens e do diálogo, elementos chocantes que reproduzam diretamente o desatino e a falta de soluções em que estão imersos o homem e a sociedade. Além de Eugène Ionesco, cuja obra, inspirou esse novo trabalho da Cia, outros importantes representantes do teatro do absurdo são Samuel Beckett, Jean Genet, Georges Schehadé, Antonin Artaud e Jacques Audiberti.
Dando continuidade às comemorações dos 20 anos da Cia Atores de Laura, o grupo traz agora ao palco um texto inédito de criação coletiva. “Absurdo” surgiu da vontade de compartilhar o paradoxo que é o conflito da falta de comunicação. Em curta temporada, com estreia programada para o dia 12 de outubro, a nova peça causa impacto no cenário teatral. E foi exatamente o Teatro Ipanema que abrigou o primeiro espetáculo teatral da companhia, a peça “A Entrevista”.
Segundo Daniel Herz, diretor da Cia e do espetáculo, definir a peça é tarefa complexa: “Duas casas em uma casa. Um filho de duas famílias. Fora dessas casas um mundo tão perigoso que quase ninguém mais consegue sair. Uma comédia absurda que subverte o senso comum” finaliza.
A peça aborda o contraponto de quanto mais íntimo o ser humano se torna, mais distante muitas vezes ele acaba ficando. Quanto mais conhecemos alguém, mais abre-se um vale do desconhecimento em relação a pessoa. Segundo a Cia Atores de Laura, “Absurdos” criará metáforas para que os espectadores possam refletir, elaborar e, por que não, rir ironicamente desse paradoxo?
A Cia desenvolve ao longo desses 20 anos uma dinâmica singular para escrever os textos coletivos, que envolve num primeiro momento muito estudo sobre um tema ou um autor. Num segundo momento, através de estímulos dados pelo diretor, são criadas cenas, diálogos e situações cênicas, e num terceiro momento, seguindo uma estrutura dramatúrgica e de muitos debates sobre todo esse material, chega-se ao texto final. De acordo com Daniel Herz, “é uma das experiências mais fascinantes que os integrantes dos Atores de Laura compartilham ao longo desses anos”.
A Cia acredita na atualidade do teatro do absurdo pelo fato de as questões questionadas pelo movimento estarem até hoje escondidas em nosso cotidiano. Seja nas mesas dos bares, nas mesas de cada casa e nas mesas que tentam servir de apoio às angústias da nossa existência. Inclusive, o cenário da peça, com assinatura de Fernando Mello da Costa e Rostand Albuquerque, será uma mesa que contém um quarto. Já os figurinos de Patricia Muniz se mesclam ao cenário, característica marcante do teatro do absurdo.
SERVIÇO
Estreia: 11 de outubro (para convidados)
Temporada: 12 de outubro a 11 de novembro
Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema. Tel.: 2267-3750)
Horário: quinta a sábado 21h/ domingo 20h
Ingresso: R$ 40,00
Capacidade: 240 lugares
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Texto: Cia Atores de Laura
Direção: Daniel Herz
Elenco: Ana Paula Secco, Anderson Mello, Luiz André Alvim, Márcio Fonseca e Verônica Reis
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenário: Fernando Mello da Costa e Rostand Albuquerque
Figurinos: Patricia Muniz
Produção Executiva: Ana Lelis
Direção Musical: Lucas Marcier e Fabiano Krieger
Preparação Corporal: Marcia Rubin
Por Juliana L. Farias