Estreia o novo espetáculo da Cia Urbana de Dança
Com o patrocínio da Petrobras – por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o espetáculo “Eu Danço – 8 Solos no Geral” ganhou o Prêmio de Montagem Cênica 2011 e ocpua por duas semanas o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. Todo o trabalho coreográfico foi feito por Sonia Destri Lie que quis expressar em forma de movimentos, as reflexões dos próprios dançarinos em relação à dança e de que maneira esse tipo de arte se expressa em suas vidas. E também uma forma de imprimir esses oitos anos de atividades da CUD. Foi durante esse tempo que a Compania ganhou reconhecimento artístico dentro e fora do Brasil, como por exemplo, nos Estados Unidos e na França.
Neste mês de março, eles irão se apresentar no Richard And Karen Carpenter Performinh Arts Center, em Long Beach, na Califórina. Em julho, o grupo fará parte do maior festival de dança dos EUA, The Jacob’s Pillow Dance Festival, em Massachussets. Há também previsões de que o espetáculo passe pela Itália no segundo semestre deste ano.
A Companhia Urbana de Dança foi fundada em 2005, e os integrantes são Tiago Sousa, Miguel Fernadez, Andre Virgilio, Filipe Oliveira , Johhny Brito, Leo Galvao , Raphael Russier.
“Um dos pontos de partida deste trabalho surgiu quando um dos meninos mencionou: ‘de onde eu venho as meninas só olham para os caras que estão armados ou dançam. Eu? eu danço’. A partir daí, montamos um workshop para pensar sobre a importância da dança no contexto de vida de cada um. Resultou numa visão da dança como um motor de vida, que aparece impregnado no espetáculo como um todo”, destaca a diretora Sonia Destri. As referências levadas em conta no processo de criação apontam para vários caminhos. “A ideia era pesquisar e criar um trabalho onde fosse possível unir ao hip hop e às danças urbanas, a dança afro e suas variações. Estamos falando de uma companhia na qual essas vivências são únicas e particulares. Nosso material de criação se estabeleceu num trabalho de pesquisa e de reconhecimento das raízes culturais brasileiras em diálogo com as tendências contemporâneas da dança urbana. Estamos falando de jovens, brasileiros, afrodescendentes”, completa a diretora.
Todas as informações de horário e preço estão abaixo:
SERVIÇO
Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema)
Informações: (21) 2267-3750
Horário: terça, quarta e quinta às 20h
Ingresso: R$ 20,00
Duração: 50 minutos
Classificação Etária: 10 anos
Capacidade: 222 lugares
Mais informações: www.nolugar.art.br
Temporada: de 12 a 28 de março de 2013
FICHA TÉCNICA
Sonia Destri Lie – direção artística, coreografia e dancing designer
Dançarinos: Tiago Sousa, Miguel Fernandes, Andre Virgilio, Johnny Britto, Leonardo Galvão, Raphael Russier Filipe, Filipe de Oliveira
Dançarinos Estagiários: Leo Laureano, Ivis Carlos, Jessica Nascimento
Dramaturgia: Daniela Amorim
Assistente de direção: Tiago Sousa
Ensaiador e Assistente de coreografia: Miguel Fernandes
Preparador físico: Thiago Williams
Assistente de Produção: Feijão
Produtor Musical: Felipe Storino
Preparação Corporal: Renato Linhares
Figurinista: Paula Stroher
Luz: Renato Machado
Cenario : Sergio Marimba
Operador de luz e som: Ton Bernardes
Programação visual: Roberto Unterladstaetter
Foto: Renato Mangolin
Tour Manager: Marcio Destri
Produção: Destri e Sousa Producões Artísticas
Realização: Companhia Urbana de Dança, Destri e Sousa Produções, Jurubeba Produções, Nevaxca Produções
Por Milena Calado
Gente ,
Estamos no Teatro Ipanema . Ali no coração de Ipanema .