Estreias da Semana
Veja os filmes que chegam aos cinemas nacionais dia 05 de junho:
A Culpa é das Estrelas
Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.
Drama/Romance (The Fault in Our Stars) EUA, 2014. Direção: Josh Boone. Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Laura Dern, Sam Trammell, Willem Dafoe. Duração: 125 min. Classificação: 12 anos.
Oldboy – Dias de Vingança
Ducett (Josh Brolin) é um homem arrogante e irresponsável, que enfrenta problemas no trabalho e com a família. Um dia, ele acorda em um quarto, e descobre que foi trancado lá dentro. Pelos próximos 20 anos, Joe permanece em cativeiro, sem saber quem o sequestrou, ou as razões deste ato. Enquanto isso, ele descobre pela televisão que sua ex-esposa foi assassinada, e que ele é o principal suspeito. Um dia, Joe é liberado. Com a ajuda de uma assistente social (Elizabeth Olsen), ele terá apenas três dias para descobrir quem o prendeu, porque foi preso e, acima de tudo, porque foi solto.
Suspense (Oldboy) EUA, 2013. Direção: Spike Lee. Elenco: Josh Brolin, Elizabeth Olsen, Sharlto Copley, Samuel L. Jackson, Michael Imperioli, James Ransone. Duração: 104 min. Classificação: 18 anos.
O Lobo Atrás da Porta
O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.
Drama/Policial/Suspense – Brasil, 2013. Direção: Fernando Coimbra. Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento, Tamara Taxman, Juliano Cazarré, Paulo Tiefenthaler, Thalita Carauta, Isabelle Ribas. Duração: 100 min. Classificação: 16 anos.
Riocorrente
Carlos, Renata e Marcelo formam um triângulo amoroso contextualizado na caótica rotina de uma metrópole como São Paulo.
Drama – Brasil, 2014. Direção: Paulo Sacramento. Elenco: Lee Taylor, Simone Iliescu, Roberto Audio. Duração: 79 min. Classificação: 14 anos.
Vermelho Brasil
Em meados de 1550 o francês Nicolas Durand de Villegaignon lidera uma expedição ao sul. Chega ao Brasil determinado a exterminar os índios, explulsar os portugueses e transformar a colônia em França Antártica.
Drama (Rouge Brésil) França/Canadá/Brasil/Portugal, 2012. Direção: Sylvain Archambault. Elenco: Stellan Skarsgård, Théo Frilet, Juliette Lamboley, Joaquim de Almeida, Giselle Motta. Duração: 79 min. Classificação: 14 anos.
Que Estranho Chamar-se Federico
Ettore Scola retrata a vida e obra de Federico Fellini. No vigésimo aniversário da morte de Fellini, o filme é uma das homenagens do festival de Veneza para o grande mestre italiano de cinema. Com imagens de arquivo e uma retrospectiva desde a estreia do cineasta em 1939, como jovem designer, até seu quinto Oscar em 1993, o filme é feito de fragmentos, impressões e momentos reconstruídos através da imagem.
Biografia (Che Strano Chiamarsi Federico) Itália, 2013. Direção: Ettore Scola. Elenco: Sergio Rubini, Sergio Pierattini, Antonella Attili. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos.
Tim Lopes – História de Arcanjo
Filme que conta a trajetória e vida do jornalista Tim Lopes a partir do ponto de vista de seu filho. Dez anos após a morte de Tim, evento que chocou os cidadãos brasileiros, o longa procura contar outras histórias além das de quando ele era jornalista. Contém imagens de arquivos, feitos por Tim Lopes e por outros, e depoimentos de amigos, família e admiradores.
Documentário – Brasil, 2013. Direção: Guilherme Azevedo. Duração: 84 min. Classificação: 12 anos.
Em Busca de um Lugar Comum
Por meio de passeios guiados na Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, – segunda maior da América Latina -, o filme apresenta a realidade e projeta o futuro desse novo campo turístico. Um mercado de risco, em ascensão, baseado em sensíveis questões sociais.
Documentário – Brasil, 2012. Direção: Felippe Mussel. Duração: 80 min. Classificação: livre.
Junho – O Mês que Abalou o Brasil
O documentário mostra as manifestações que tomaram conta das ruas em diversas cidades do Brasil em junho de 2013. Tudo começou em São Paulo, quando a população organizou uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu e ganhou dimensão nacional, a ponto de levar mais de um milhão de pessoas às ruas.
Documentário – Brasil, 2014. Direção: João Wainer. Duração: 73 min. Classificação: 12 anos.