Exposição TILT promete revolucionar no Centro Cultural da Justiça Federal
O Centro Cultural Justiça Federal estreia no dia 02 de outubro (quarta-feira) a exposição TILT, de Robson Macedo. Em seu novo trabalho, o artista propicia pontes entre o real e o virtual. Ao mesmo tempo em que seus trabalhos incorporam uma determinada tradição do objeto cromático, direciona a sua ação para o embate virtual das telas de um computador. Evidenciando o impacto inegável da cibernética na sociedade moderna e nas diversas manifestações da arte contemporânea.
O termo TILT, era utilizado para o travamento de máquinas de pinball e em seguida, foi incorporado à linguagem dos computadores. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa, a exposição é composta de obras que buscam atuar como um caleidoscópio de imagens definidoras do concretismo. Ao fragmentá-las através do espelhamento e da velocidade intrínseca do suporte virtual, Robson cria uma relação instigante entre os mistérios que cerceiam sensibilidade e razão, explicitando o entendimento de uma dualidade essencial nos desafios que arte e ciência propõem.
Desta maneira, Robson faz com que o espectador crie sua própria perspectiva e enxergue através de uma ótica própria, estimulando a reflexão sobre a dialética do ser e do estar. O processo permite assim, que cada um seja um agente determinante, transformando tal participação numa provocante experimentação estética. A exposição fica em cartaz até o dia 17 de novembro.
Exposição Tilt no CCJF
Abertura: 02 de outubro
Período: 03 de outubro a 17 de novembro
Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Informações e visitas orientadas – Tel. (21) 3261-2552
Horário: terça a domingo, das 12h às 19h
Por Alessandro Iglesias