Fernanda Takai lança “Será que você vai acreditar?”

>> Ouça o álbum>> Assista ao lyric video de “Terra Plana”>> Assista ao lyric video de “Não Esqueça” >> Capa e fotos de divulgação

Assim que começou a pandemia, a cantora e compositora Fernanda Takai, em parceria com o músico e produtor, também seu marido, John Ulhoa, criou e gravou um álbum no estúdio que eles têm em casa. John produziu, mixou e tocou todos os instrumentos. Direta ou indiretamente o disco acaba remetendo aos dias de hoje, a começar por seu título “Será que você vai acreditar?”.

A faixa de abertura, “Terra Plana”, tão doce quanto triste, traz autoria de John. “Escrevi a música pensando em nossa filha, imaginando se estamos dando a ela as ferramentas que precisa para ter a coragem que a vida pede, e a sabedoria para se esquivar do obscurantismo que anda nos assolando. É sobre pais envelhecendo e desejando ter acertado na educação dos filhos, para um dia poderem se despedir em paz”, contou John. Outra música inspirada pela paternidade é “Não Esqueça”, de Nico Nicolaiewsky (1957/2014). Fernanda e John eram amigos do artista — que fez parte do conhecido espetáculo “Tangos & Tragédias” — e ainda hoje têm se envolvido em eventos que buscam manter viva a obra deste gaúcho que partiu cedo demais. A canção é um recado amoroso muito atual, apesar de escrita há muitos anos, nunca foi oficialmente registrada por Nico. Alguns versos parecem ter sido escritos exatamente durante os tempos de pandemia: “Não esqueça que é tudo ilusão, não esqueça de lavar as mãos”.

“Não Creio em Mais Nada” (Totó), sucesso na voz de Paulo Sérgio gravado em 1970, ganha uma versão criativa com uso de texturas vocais e sintetizadores. Takai traz, com competência única, frescor à balada, que aborda o desânimo e descrença pelos motivos dos mais diversos. Em “O Amor em Tempos de Cólera” (Fernanda Takai/ Virginie Boutaud) ela divide os vocais com Virginie, que foi vocalista da banda Metrô, que fez muito sucesso nos anos 80. “Pensamos nessa canção como um carinho, um momento de aconchego em tempos tão difíceis. Virginie é sempre muito delicada em tudo que faz e adorei nossas vozes juntas. Ela lá em Toulouse e eu aqui em Belo Horizonte estamos mais perto do que nunca!” – comentou Takai. Quem também participa do disco é Maki Nomiya. Conhecida por integrar o duo Pizzicato Five, ela é coautora e canta com Takai a canção “Love Song”. “Ter a Maki comigo neste disco celebra mais uma vez nossa amizade musical, além da relação entre Brasil e Japão. Fizemos essa música sobre um amor que está distante, do outro lado do mundo, mas que sobrevive a todas as dificuldades.” – explica ela.

Há ainda uma música de Fernanda Takai com letra de Climério Ferreira, “O que Ninguém Diz”, e duas regravações inusitadas, “One Day in Your Life” (Renée Armand/ Samuel F. Brown III), sucesso de Michael Jackson e “Love is a Losing Game” (Amy Winehouse), que ganham novas cores sob o olhar de Fernanda Takai. Ela assina “Who Are You?”, cantada em inglês num clima soturno e ainda canta mais uma do John, “Corações Vazios”.

Como sempre nos álbuns de Fernanda Takai, a capa é um espetáculo à parte. O projeto gráfico foi executado pela Hardy Design com belíssimas ilustrações do artista plástico Renato Larini. “Será que você vai acreditar?” faz-nos sentir pertencentes a esses tempos, a essa época, traz reflexões e belezas na voz de Fernanda Takai, que soa como um momento de paz.

“Será que você vai acreditar?” já está disponível em todos os aplicativos de música, pela gravadora Deck.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *