Festival Folclórico de Parintins começa nesta sexta; confira como assistir
Já começaram a soar os tambores na Ilha Tupinambarana. Começa nesta sexta-feira, 29, o 53ª Festival Folclórico de Parintins. Os Bois Garantidos e Caprichosos disputam durante três dias, no Bumbódromo – como é chamada a Arena – o título de 2018. Em parceria com a emissora A Crítica, afiliada da RecordTV em Manaus, a TV Cultura irá transmitir ao vivo para todo o país. No primeiro dia começa às 22h (horário de Brasília), já no sábado e domingo, às 21h.
Para este ano o Boi Garantido (cor vermelha) leva ao Bumbódromo o tema “Auto da Resistência Cultural” e o Boi Caprichoso (cor azul) o “Brincadeira de São João”. Em geral, os temas têm relação com Parintins, com o estado do Amazonas e com a cultura da região. Em sorteio realizado com a presença de ambas as diretorias, ficou definido que o Caprichoso vai abrir a primeira noite e o Garantido as duas seguintes.
Estão previstas cinco horas e meia de transmissão em cada dia, com links da arena, entrevistas e preparação dos Bumbás. Além de acompanhar a programação pela TV, o público poderá assistir o Festival Folclórico de Parintins também através do site oficial do canal A Crítica.
Ao todo, R$ 3,8 milhões serão destinados para a parte operacional e logística do festival, como sonorização, iluminação e segurança do Bumbódromo. Os bois-bumbás receberão, cada um, montante de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado para a produção do Boi de Arena.
O Festival e julgamento dos Bois
Um dos maiores eventos de cultura popular do Brasil, ele reúne, todos os anos, cerca de 100 mil pessoas no Centro Cultural Amazonino Mendes, conhecido como Bumbódromo – que este ano celebra 30 anos de existência. Cada boi tem 2h30 para se apresentar em cada noite do festival, sendo avaliados em 21 itens.
Uma comissão composta por dez jurados, divididos por três blocos de julgamento, irá avaliar e definir o boi vencedor de 2018 do Festival de Parintins. Confira a lista completa:
Nome: Rodrigo Eisinger
Bloco julgado: A
Estado: São Paulo
Nome: Teresa Cristina de Oliveira Criscuolo
Bloco julgado: A
Estado: Sergipe
Nome: Wellington Bartholomeu Sampaio Mendes Junior
Bloco julgado: A
Estado: Pernambuco
Nome: Alexandre Nepomuceno Targino
Bloco julgado: B
Estado: Paraíba
Nome: Heron do Espírito Santo Sena Santana
Bloco julgado: B
Estado: São Paulo
Nome: Mirna Maria Félix de Lima Lessa
Bloco julgado: B
Estado: Ceará
Nome: Maria do Rosário da Silva
Bloco julgado: C
Estado: Pernambuco
Nome: Marta Silveira Nogueira
Bloco julgado: C
Estado: Minas Gerais
Nome: Nathalie Barros da Mota Silveira
Bloco julgado: C
Estado: Paraíba
Nome: Nívea Alves dos Santos
Bloco julgado: C
Estado: Bahia