Festival MIMO de Cinema 2019 anuncia filmes selecionados
Com formato ímpar, que conquistou plateia cativa, o Festival MIMO de Cinema chega em 2019 para conquistar ainda mais. Dirigido pela cineasta Rejane Zilles, desde a sua primeira edição em 2004, já exibiu 346 filmes onde a música é tema central. O Festival MIMO de Cinema tem entrada gratuita e acontecerá, pela primeira vez, em São Paulo (22 a 24 de novembro) e pela 4ª vez no Rio de Janeiro (29 de novembro a 01 de dezembro). Idealizado por Lú Araújo, que assina a Direção Artística, o MIMO Festival alcança este ano sua 50º edição.
Foram selecionadas 26 produções inéditas no circuito comercial, nos formatos de curta, média e longa-metragem. Serão exibidos longas como “O astronauta Tupi”, filme de Pedro Bronz que percorre a carreira do artista Pedro Luis, “O avião tá de parabéns”, onde Egberto Gismonti e João do Pife se encontram para um papo e cantam juntos, “Sambalanço – a bossa que dança”, com registros inéditos durante 15 anos de boates em Copacabana e bailes no subúrbio nos anos 60 , e “A história de um Silva”, que conta a história do MC Bob Rum. Destaque ainda para os premiados “O Barato de Iacanga”, sobre o lendário Festival de Águas Clara e “Dorival Caymmi – um homem de afetos” uma viagem pelo universo do cantor e compositor. O festival recebe ainda o média-metragem “Ilú Obá De Min – Akotirenes Yibi Das Mulheres Quilombolas”, sobre a luta das mulheres quilombolas, e o curtas “Na rota do vento – A música no cinema de Sérgio Ricardo”, sobre o cineasta e musico Sergio Ricardo e seu processo criativo, “Viva Alfredinho!”, com a trajetória do histórico bar Bip-Bip e “Ele era assim: Ary Barroso”, que conta a história de um dos maiores compositores brasileiros por meio de arquivos de áudio narrados pelo próprio artista.
Importante plataforma de exibição e lançamento da produção audiovisual brasileira, o Festival MIMO de Cinema promove uma sinergia única entre música e cinema, com a projeção de filmes que acontecem simultaneamente aos shows e concertos do evento. A programação completa dos filmes, além de informações sobre a distribuição de senhas, podem ser encontradas no site www.mimofestival.com.
FESTIVAL MIMO DE CINEMA 2019 – FILMES SELECIONADOS
LONGA-METRAGENS
– “O astronauta Tupi”
Direção: Pedro Bronz
– “O avião tá de parabéns”
Direção: Geraldinho Magalhães e Nilton Pereira
– “Sambalanço – a bossa que dança”
Direção: Fabiano Maciel
– “Antes que me esqueçam meu nome é Edy Star”
Direção: Fernando Moraes Souza
– “Dorival Caymmi – um homem de afetos”
Direção: Daniela Broitman
– “O barato de Iacanga”
Direção: Thiago Mattar
– “A história de um Silva”
Direção: Marcelo Gularte
– “Eletronica:mentes”
Direção: Dácio Pinheiro, Denis Giacobelis e Paulo Beto
– “Guitar Days – An unlikely story of brazilian music”
Direção: Caio Augusto Braga
– “Memórias do Grupo Opinião”
Direção: Paulo Thiago
– “Segue o baile”
Direção: Rubens Crispim Jr.
– “Rumo”
Direção: Flavio Frederico e Mariana Pamplona
– “Tudo pela música – Os 20 anos da Deck”
Direção: Daniel Ferro
– “Você não sabe quem eu sou”
Direção: Alexandre Petillo, Rodrigo Grilo e Rogério Corrêa
MÉDIA-METRAGENS
– “Ilú Obá De Min – Akotirenes Yibi Das Mulheres Quilombolas”
Direção: Beto Brant
– “Rádio S.Amb.A.Doc – Uma Viagem Ao Centro Do Mangue”
Direção: André Almeida
CURTA-METRAGENS
– “Na rota do vento – A música no cinema de Sérgio Ricardo”
Direção: Marina Lutfi, Cavi Borges e Victor Magrath
– “Viva Alfredinho!”
Direção: Roberto Berliner
– “Ele era assim: Ary Barroso”
Direção: Angela Zoé
– “A Sússia”
Direção: Lucrécia Dias
– “Baião Destemperado”
Direção: Pedro Vilo
– “Dôniara”
Direção: Kaco Olímpio
– “Nadir”
Direção: Fábio Rogério
– “Era uma vez uma garota”
Direção: Izabella Franceschi
– “Poesia Azeviche”
Direção: Ailton Pinheiro
– “Procuram-se Mulheres”
Direção: Rozzi Brasil
Maiores informações sobre os filmes em https://mimofestival.com/brasil/cinema/
SOBRE O MIMO FESTIVAL
Acumulando cinquenta edições, 16 anos de estrada e mais de um milhão e setecentas mil pessoas de público, o MIMO, festival de música inteiramente gratuito, idealizado e realizado pela Lume Arte, da experiente empresária Lu Araújo (que também assina a curadoria), conta com patrocínio do Bradesco, Certisign e Estácio. O MIMO Festival já exibiu mais de 475 concertos, como as apresentações memoráveis dos artistas Philip Glass, Herbie Hancock, Chick Corea, Jack DeJohnette, John Scofield, Jacob Collier, Goran Bregovic, Emir Kusturica, Pat Metheny, Buena Vista Social Club, Gotan Project e, ainda, os nacionais Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Nelson Freire, Nana Vasconcelos, entre muitos outros grandes nomes. Entre os filmes, “Chico Sciense, Caranguejo Elétrico”, ‘Eu sou Carlos Imperial’, “Mussum – Um filme do Cacildis”, “Legalize já – Amizade nunca morre”, “Com a Palavra, Arnaldo Antunes” passaram pelas telas do festival nas ultimas edições do Brasil e Portugal.
Após o quarto ano em Amarante, Portugal o Mimo já é apontado como um dos principais festivais do país e reuniu um público de mais de 80 mil pessoas. O sucesso do seu posicionamento em terras portuguesas valeu a distinção do Iberian Festival Awards, como “Melhor Infraestrutura de Festivais em Portugal”, em 2017 e 2018.