Filme “Xingu” vira microssérie na Globo
Minissérie derivada do longa de Cao Hamburguer será exibida na telinha em 4 episódios
A Globo apresentou à imprensa na tarde desta segunda-feira (10) a microssérie Xingu, derivada do filme de Cao Hamburguer (O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias) exibido nos cinemas em 2012, com baixa repercussão. A história, uma co-produção com a O2 Filmes, conta ainda com direção de núcleo de Guel Arraes (O Bem Amado, 2010) e será apresentada em 4 capítulos, exibidos entre 25 e 28 de dezembro na faixa que antecede o Jornal da Globo.
Xingu narra a saga real dos Irmãos Vilas Bôas: Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo (Caio Blat). De temperamentos diversos, os três se unem em uma aventura pela preservação da cultura e das tradições indígenas, luta que culmina na fundação do Parque Nacional do Xingu, em 1961. A maior parte do elenco é formada por atores indígenas de verdade, desconhecidos do grande público. Fábio Lago (Cheias de Charme) e Maria Flor (Aline) estão entre os poucos nomes conhecidos.
Apesar de bastante fiel ao longa-metragem, a microssérie contará com algumas características específicas para tornar-se mais apta ao público da TV. Segundo Cao Hamburguer, a nova edição privilegiou a agilidade, com mais ganchos emotivos e inclusive cenas inéditas. Apesar de não ter sido bem-sucedido nas bilheterias, Xingu foi muito elogiado pela crítica de cinema especializada.
Por Felipe Brandão.