Globo obriga Vivo a suspender propaganda com Murilo Benício
A operadora de telefonia Vivo esteve perto de comprar uma briga com a Rede Globo. Tudo por causa de uma campanha publicitária protagonizada pelo ator Murilo Benício, fazendo referência ao personagem Tufão, de Avenida Brasil. Publicado na segunda-feira (8) no site oficial da empresa, o vídeo foi retirado do ar no dia seguinte (terça-feira, 9) por exigência da Globo, que afirma não ter autorizado a referência ao personagem e à novela de João Emanoel Carneiro.
Na propaganda, de 1 minuto de duração, Murilo fala como se fosse Tufão, afirmando que na novela é sempre “o último a saber das coisas”. Em meios às reclamações, “recebe” uma mensagem no celular, avisando que as fotos em anexo são de seu interesse. Murilo/Tufão então ri para a câmera e diz: “Essas fotos eu já vi” – uma clara alusão ao episódio em que Tufão descobre a traição da esposa, Carminha (Adriana Esteves), por meio de fotos comprometedoras dela com Max (Marcello Novaes).
Em comunicado oficial, a Globo classificou a estratégia da Vivo como “um erro gravíssimo, uma das formas mais baixas de publicidade, conhecida como marketing de emboscada”. Além de notificar a operadora, o canal carioca acionou o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e estuda tomar medidas judiciais por violação de direitos autorais.
Confira abaixo o vídeo de Murilo Benício para a Vivo:
Por Felipe Brandão