Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017 divulga a lista dos indicados

Acaba de sair a lista dos indicados à 16ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a mais importante premiação do cinema nacional, realizada pela Academia Brasileira de Cinema. Cinco filmes estão na disputa ao tão almejado prêmio de Melhor longa-metragem de ficção: “Aquarius”, “Boi Neon”, “Elis”, “Mãe só há uma” e “Nise – O coração da loucura”. O longa-metragem “Elis”, de Hugo Prata, encabeça a lista de indicações (12), seguido de “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho (11) e “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro (10). Ao todo, 35 longas e 18 curtas-metragens concorrem em 24 categorias. A cerimônia de premiação, que acontece no dia 5 de setembro (terça-feira), a partir das 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tem apuração da PwC.

Concorrem à estatueta de Melhor direção Afonso Poyart, por “Mais forte que o mundo – A história de José Aldo”, Anna Muylaert, por “Mãe só há uma”, David Schurmann, por “Pequeno segredo”, Gabriel Mascaro, por “Boi Neon” e Kleber Mendonça Filho, por “Aquarius”.

Para o prêmio de Melhor atriz, disputam Adriana Esteves (como Dilza por “Mundo cão”), Andréia Horta (como Elis por “Elis”), Gloria Pires (como Nise da Silveira por “Nise – o coração da loucura”), Julia Lemmertz (como Heloisa por “Pequeno Segredo”), Sonia Braga (como Clara por “Aquarius”) e Sophie Charlotte (como Severina por “Reza a lenda”). Já na categoria Melhor ator estão no páreo Caio Blat (como Felipe por “BR716”), Cauã Reymond (como Ara por “Reza a lenda”), Chico Diaz (como Gomez por “Em nome da lei”), Domingos Montagner (como Corvo por “Um namorado para minha mulher”), Juliano Cazarré (como Iremar por “Boi Neon”) e Lázaro Ramos (como Paulinho por “Mundo cão”).

VOTO POPULAR abre no dia 01 de agosto, onde público vai poder eleger seus preferidos através do site www.academiabrasileiradecinema.com.br nas categorias “Melhor longa-metragem ficção”, “Melhor longa-metragem documentário” e “Melhor longa-metragem estrangeiro”. Os filmes serão exibidos a partir do dia  10 de agosto em salas de cinema de seis cidades, em diferentes regiões do país: Rio de Janeiro (Naves do conhecimento – Madureira, Triagem e Engenhão,  Duque de Caxias e Niterói), Paraíba (João Pessoa e Sousa), Minas Gerais (Belo Horizonte), Pernambuco (Recife), Santa Catarina (Florianópolis) e São Paulo (Circuito SPCine), uma ótima oportunidade para quem não conseguiu assistir ou quiser rever as produções. A votação popular vai até o dia da cerimônia.

A premiação terá direção e roteiro da multifacetada Bia Lessa. Essa é a segunda vez que Bia fica à frente da cerimônia, a primeira foi em 2000, no SESC Quintandinha, em Petrópolis. Para esse ano a diretora pretende fazer uma grande homenagem ao cinema e toda a cerimônia será apresentada como se passasse dentro de um único filme. “A ideia é não fazer uma entrega de prêmio tradicional. O cinema é uma linguagem extraordinária e o prêmio tem que investir numa linguagem que seja própria e que seja única. Não teremos apresentadores, tudo acontecerá dentro do próprio filme”, afirma a diretora. Sobre estar à frente da direção, ela afirma: “Me sinto honradíssima e com uma responsabilidade gigante. Amo cinema, é uma das coisas que eu mais gosto”. A cerimônia terá transmissão ao vivo do Canal Brasil.

Acesse http://academiabrasileiradecinema.com.br/ e confira todos os indicados.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *