Grupo pernambucano Magiluth faz apresentação no Rio de Janeiro

CULT
Após se apresentar no II Cena Brasil Internacional no CCBB RJ, II Cena Brasil Internacional o grupo pernambucano Magiluth traz o espetáculo “Aquilo que Meu Olhar Guardou para Você” a mais um palco do Rio de Janeiro, o Espaço Furnas Cultural, aos sábados e domingos, até dia 30 de junho.

Fábula sobre o comportamento do homem contemporâneo com as contradições de seus sentimentos, também apresentada na última edição do Festival de Curitiba, a peça encerra a trilogia Seres Humanos Tentativos, composta também pelos espetáculos Um Torto (2010) – em que os personagens tentam entender o que é sentir pelo caminho sensorial -, e O Canto de Gregório (2011) – em que o entendimento é buscado pelo viés racional.

“Aquilo que Meu Olhar Guardou para Você” tem como mote a observação do comportamento humano em meio a seu habitat contemporâneo, as grandes cidades, que teve início com pesquisas para o Programa Rumos Itaú Cultural. Plateia e artistas compartilham a experiência de observar com olhar estrangeiro paradigmas da vida urbana que ficam soterrados pelo olhar cotidiano, com foco nas figuras, histórias e fluxos de todo o tecido social. “O ponto de vista vai bem além de cartões postais, estereótipos e lugares comuns. Paradoxalmente, o grupo tenta capturar o humano, o universal dos sentimentos, brincando com a ideia que paisagens, cores e texturas mudam, mas o sentimento é o mesmo” conta o diretor paulista Luiz Fernando Marques, que divide a direção com o grupo.

Os atores Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Pedro Wagner e Pedro Vilela, que também assinam o texto, investigaram a relação de personagens com o entorno urbano, processando esses materiais com vários tipos de articulação cênica. “Foi um salto no vazio. A alteridade (a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro em uma relação) é sempre um campo vasto”, explica o ator Giordano Castro.

O espetáculo é adaptado a cada nova cidade onde é apresentado por meio de um processo de observação e pesquisa de referências locais específicas que acaba por modificar parte significativa da dramaturgia, assim como a crescente interatividade com a plateia, que no terceiro ato é convidada, literalmente, a subir ao palco e compartilhar as cenas finas, transformando e ressignificando a obra ali apresentada.

Para Luiz Fernando Marques, a obra levanta uma reflexão mais que oportuna sobre a cidade em que vivemos:

– Só assim poderemos nos enxergar a partir do ponto de vista de um estrangeiro e nos reconhecermos, nos estranharmos, nos surpreendermos para enfim nos revelarmos. – afirmou Marques
Serviço:
Show: Aquilo que Meu Olhar Guardou para Você – Grupo Magiluth (Pernambuco)
Local: Espaço Furnas Cultural (Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo –2528-5166, segunda a sexta-feira, e 9237-8631, sábados, domingos e feriados)
Datas: dias 22, 23, 29 e 30 de junho, sábado e domingo
Horário: 20h, sábado, e 19h, domingo
Capacidade: 192 lugares
Classificação: 18 anos
ENTRADA FRANCA  – Retirada de senhas 1 hora antes do show (para acesso ao espaço cultural é necessário portar documento de identidade com foto).

Por Bruno Guedes

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *