História dos filmes de Rock é revisitada em livro
Lançado recentemente no Brasil o livro “Pop Corn – O Almanaque dos Filmes de Rock” (com prefácio de Rubens Ewald Filho e apresentação de Kid Vinil), se propõe a contar a saga dos filmes do gênero de 1956 à 2009 sob a perspectiva do crítico musical Garry Mulholland. Ao longo do livro, são revisitados clássicos do gênero como Woodstock, The Rocky Horror Picture Show, Quadrophenia, Easy Rider (Sem Destino), Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite), Expresso Bongo e Slade in Flame. São desenterrados fracassos – Purple Rain, Ray (Ray – O Filme) – Joias esquecidas, como Privilege (Privilégio) e Beat Girl, são novamente difundidas e reavaliadas; clássicos do cinema cult, incluindo Babylon e Wild Style, são ressuscitados para que as novas gerações os conheçam.
Mulholland deixa claro que sua lista contempla os mais importantes filmes de rock, não os melhores. “Pelo menos metade dos filmes sobre os quais escrevo são produções medíocres ou verdadeiras porcarias divertidas”, escreve o autor.
Mais do listar e avaliar as produções realizadas dos anos 50 pra cá o autor consegue traçar um panorama da sociedade nesse período através de seus reflexos nos filmes que são comentados em ordem cronológica, década à década fazendo uma análise crítica séria e também uma homenagem aos filmes clássicos, aos filmes B e ao cinema trash sobre rock & roll.
Por Georgia Caran