HOJE! Mulheres narram contos de tradição oral de forma virtual e contam histórias ao redor do fogo para jovens e adultos
A descoberta do fogo revolucionou a existência humana. Ao redor do fogo, mulheres e homens começaram a se reunir e a se olhar nos olhos. Desse momento de comunhão surgem os primeiros traços da linguagem, as primeiras palavras que darão origem às primeiras histórias. Com idealização e curadoria da artista Camila Costa, a Chama das Histórias é uma roda de contação de histórias para jovens e adultos ao redor do fogo onde mulheres, contadoras de histórias, compartilham narrativas da tradição oral de origens e temas variados, que são passadas de geração em geração “de boca em ouvido”. Em volta da fogueira, como faziam os antigos, cria-se um ambiente de troca, escuta e olho no olho.
Ao todo serão quatro episódios que serão lançados no Canal do projeto, no Youtube, de forma gratuita, nos dias 19 e 26 de fevereiro e nos dias 5 e 12 de março, sempre às sextas-feiras, a partir das 18h. A cada edição, a Chama das Histórias oferece ao público a oportunidade de ouvir vozes femininas diversas. Ao convidar diferentes profissionais para compor essa roda, o projeto fortalece um espaço de troca e parceria entre as artistas participantes. As imagens foram captadas no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, mantendo as características próprias do projeto, como o uso do fogo, a construção de uma atmosfera envolvente e acolhedora e a interação entre as artistas envolvidas. As gravações aconteceram respeitando o distanciamento social e toda a equipe permaneceu de máscara, inclusive as narradoras, nos momentos de gravação coletiva. Essa decisão foi tomada em conjunto, levando em consideração a segurança de todas no contexto atual de pandemia da COVID-19 e o papel político que os artistas possuem perante a sociedade. O projeto tem direção artística de Camila Costa e Ricardo Gadelha e participam das rodas de histórias além de Camila Costa, criadora do projeto, as narradoras Rita Gama, Rosana Reátegui, Anamô, Lucia Morais, Gizele Santos, Emiliana Moraes, Juliana Franklin, Marcela Carvalho e Julia Grilo. As histórias retratam contos de origem popular de povos árabes, brasileiros e latinos, dentre outros.
Roda 1 – 19/02 > Camila Costa convida Rita Gama, Rosana Reátegui e Anamô;
Roda 2 – 26/02 > Camila Costa convida Rita Gama, Rosana Reátegui e Lucia Morais;
Roda 3 – 05/03 > Camila Costa convida Grupo Palavra Chave de Contadoras de Histórias (Julia Grillo, Juliana Franklin e Marcela Carvalho);
Roda 4 – 12/03 > Camila Costa convida Rita Gama, Emiliana Moraes e Gizele Santos.
Além das rodas de histórias, o projeto também realizará nos dias 25/02 e 04/03 às 18h, o Seminário Oralidade: caminhos dos contos da tradição oral. Serão realizadas duas rodas de conversa com duração aproximada de 2h30min, divididas entre falas das convidadas e perguntas dos participantes. Para participar do Seminário será necessária a inscrição prévia e ao final das atividades os participantes receberão a certificação do evento.
Seminário: Oralidade: caminhos dos contos de tradição oral:
Roda de conversa 1 – Processos de aprendizagem através dos contos da tradição oral: relatos sobre as experiências na Oficina Escola de Arte Granada.
Roda de conversa 2 – Pesquisa, estudo e práticas na arte de contar histórias com o Grupo Palavra Chave de Contadoras de Histórias.
A Oficina Escola de Arte Granada, situada em São Pedro da Serra, Nova Friburgo, é um centro de referência para educadores em geral, especialmente aqueles interessados em educação através da arte, do meio ambiente e das histórias de tradição oral como ferramenta de trabalho.
O Grupo Palavra Chave de Contadoras de Histórias é formado pelas artistas Julia Grillo, Juliana Franklin e Marcela Carvalho. Desenvolve pesquisa em torno das histórias de tradição oral e realiza uma série de atividades a partir de seus estudos e práticas no campo dos contos tradicionais.
“Os contos narrados na Chama das Histórias são, em sua maioria, narrativas de tradição oral de origens e culturas variadas, mescladas com algumas passagens, poemas e contos autorais, a depender do estilo e pesquisa de cada narradora. O que essas histórias têm em comum? Muitos ensinamentos escondidos em suas tramas. Eles se revelam de formas variadas a partir do encontro que cada ouvinte estabelece com determinada história. Além disso, esses contos carregam, também, mensagens de esperança, renascimento e fé na vida e nos conectam com a essência da existência e o grande mistério que é estar vivo.” Camila Costa – criadora e curadora do projeto.
“Quem ainda estiver acordado ao final de uma noite de histórias sem dúvida irá se tornar a pessoa mais sábia do mundo”
(Clarissa PinkolaEstés)
Sobre:
A Chama das Histórias é um espaço destinado à voz feminina em toda sua diversidade e complexidade, o que se dá através dos contos e das narradoras participantes. Desde sua criação, em abril de 2019, essa roda de contação de histórias ao redor do fogo vem acontecendo em variados formatos e lugares. Agora, em contexto de distanciamento social, nada mais pertinente do que se adaptar para garantir que esse ambiente de protagonismo das narrativas femininas siga existindo.
Para esse formato on-line, além dos episódios, foi elaborada uma ação formativa, o Seminário Oralidade: caminhos dos contos de tradição oral, pois acreditamos que, mais do que nunca, é preciso oferecer espaços de formação para profissionais da área da cultura e da educação. Dessa forma, o projeto pretende construir espaços de troca e aprendizagem e, também, contribuir para o desenvolvimento das pesquisas no campo da tradição oral.
O projeto Chama das Histórias foi selecionado pelo edital Fomento à todas as Artes da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro pela Lei Aldir Blanc.
Serviço: Chama das Histórias
Evento virtual, no Canal do Youtube.
Datas: Dias 19 e 26/2 e 5 e 12/3, sextas-feiras, a partir das 18h
Evento gratuito.
Classificação livre.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCu3QltBg_Tleyl86A8vqxOQ/
Instagram: @chamadashistórias
Facebook: Chama das Histórias