HOJE – Oi Futuro apresenta álbum e show audiovisual MACRO, projeto idealizado por Pedro Luís e Batman Zavareze

>>> Ouça AQUI o álbum MACRO

>>> Veja AQUI “Pregos na Garganta”, com Ney Matogrosso

>>> Veja AQUI “Na Contramão”, com Rubel

>>> Veja AQUI “Faz um Carnaval Comigo”, com Jade Baraldo


Um show-experiência, em que a música será atravessada pela imagem e vice-versa, usando recursos poéticos e tecnológicos. Um álbum digital e um vinil, com atalho para uma experiência em realidade aumentada. Esses são alguns um dos resultados do Macro, projeto idealizado pelo cantor e compositor Pedro Luís e pelo artista visual Batman Zavareze, realizado em parceria com a Baluarte Cultura. Yuri Queiroga, que participou como produtor musical de todo o processo de imersão que ocupou durante um mês o Lab Oi Futuro, no Rio, faz dobradinha no palco com Pedro Luís, no espetáculo que tem as participações virtuais de Ney Matogrosso, Bianca Ramoneda, Jade Baraldo e Rubel. A única apresentação acontece dia 20 de novembro, às 20h, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, mesmo dia em que vai estar disponível o vinil do projeto. As 13 faixas inéditas foram liberadas nos aplicativos de música em 8 de novembro, com distribuição da Deck.

“O Macro, parceria minha com Batman Zavareze, vem de nosso desejo de nos desafiarmos, expondo os limites, riscos, dúvidas e descartes do processo criativo. Nessa que imaginamos como uma primeira edição desse encontro, teremos 13 canções inéditas minhas e com parceiros, conversando com as criações visuais de Batman”, explica Pedro Luís, que sobe ao palco com Yuri Queiroga para tocar e disparar sons. Ambos vão estar envoltos pela obra visual de Batman, que vai possibilitar a interação com os convidados, presentes virtualmente. 

Batman Zavareze definiu como encantadora a experiência no Macro. “Conseguimos mergulhar um mês em uma imersão, construindo música e imagem, e reunindo artistas que admiramos profundamente. O resultado final terá um flerte com muitas linguagens  artísticas atravessadas do cinema, à música e ao teatro. Esta fronteira das artes – híbrida, inclassificável e extrapolada – me interessa profundamente”, reforçou.

Russo Passapusso é um dos parceiros de Pedro Luís nessas novas canções. É deles “TV Caô”, que ganhou, também, uma intervenção telefônica de Russo. Bianca Ramoneda faz uma participação poética, criando e interpretando um texto de autoria própria na canção “Dados / Lance” (Pedro Luís / Bianca Ramoneda); Rubel participa com voz, piano, guitarra e violão em “Na Contramão” (Pedro Luís / Roberta Sá / Vanessa da Matta); Jade Baraldo divide com Pedro Luís a autoria de “Faz um Carnaval Comigo”, da qual ela participa; Ney Matogrosso leva sua voz a “Pregos na Garganta” (Pedro Luís). Essas e as outras oito músicas vão estar, também, no vinil.

O projeto Macro fixou residência no Rio de Janeiro, de 21 de maio a 14 de junho, no Lab Oi Futuro, no Flamengo, como parte integrante do programa LabSonica, laboratório de experimentação no campo do som do Oi Futuro. O Macro nasceu da interação e dos esforços de uma mistura de equipes, instrumentos e vozes, que embarcou em um mergulho, uma travessia, um processo imersivo de criação, oferecendo janelas por onde essa construção pôde ser vislumbrada pela audiência, deixando-a penetrar em um território da instabilidade e das surpresas que um processo criativo possui.

Macro é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *