Inusitado espetáculo PEH QUO DEUX estreia no teatro OI Futuro

Bonecos 2

A PeQuod, companhia de teatro de bonecos e animação, uma das principais do país, que completa 15 anos de atividade em 2014, reafirma seu desejo de inovar a linguagem do gênero e mostrar, entre outras coisas, que ele não se destina apenas a entreter o público infantil. Após montagens memoráveis, como “Peer Gynt”, de Ibsen (mesclando bonecos e atores), “Sangue Bom” (uma aproximação do teatro de bonecos com o cinema), “Marina” (baseada no conto “A Sereiazinha“, de Andersen) encenada em aquários de mais de uma tonelada e “A Tempestade”, um misto de técnicas de animação a serviço do clássico de William Shakespeare, a PeQuod apresenta, pela primeira vez, um espetáculo de DANÇA.

Peh Quo Deux, o novo espetáculo da companhia, reúne cinco artistas importantes da dança contemporânea em torno de uma mesma ideia. Partindo dos temas propostos pelo escritor italiano Italo Calvino em seu livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, o diretor Miguel Vellinho convidou os coreógrafos Bruno Cezario, Cristina Moura, Marcia Rubin, Paula Nestorov e Regina Miranda para criar pas de deux para bonecos e objetos animados.
O novo projeto é fruto da constante pesquisa da PeQuod em torno das técnicas de manipulação e a tentativa de recriar a movimentação humana através de seus bonecos: “A certa altura, a investigação da movimentação cotidiana nos pareceu sem grandes atrativos, ainda que não tivesse sido esgotada. A partir daí buscamos um trabalho que libertasse a companhia da simples gestualidade do dia a dia, e nos conduzisse a um estudo do movimento poético, o que nos levou à Dança. Assim nasceu o projeto PEH QUO DEUX, um trocadilho com o nome da companhia e pas de deux.”, diz o diretor Miguel Vellinho.

Vellinho sempre se sentiu atraído pela obra de Calvino e esperava pela oportunidade de criar um espetáculo a partir dela. Ele enviou aos coreógrafos as propostas do livro (que são cinco, apesar do título). As escolhas levaram em conta as características de cada um, suas trajetórias e seus perfis. “Começamos então um processo de troca, experimentação e risco, que durou seis meses de trabalho árduo”, lembra o diretor.

O resultado obviamente tem tudo para impressionar o público de todas as faixas etárias possíveis. Dança e bonecos artesanais resultam em um casamento infalível. Início de temporada (estreou dia 10 de Janeiro), programa IMPERDÍVEL!

Temporada: de quinta a domingo, às 20h – até 23 de fevereiro
Teatro do Oi Futuro – R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Tel (21) 3131-3060
Ingressos: R$ 20/ Lotação 66 lugares
www.ingressorapido.com.br
Bilheteria de terça a domingo das 14h às 20h
Duração: 60 minutos / Classificação: 12 anos

Por Alessandro Iglesias

 


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *