Led Zeppelin é acusado de plágio na canção ‘Stairway to heaven’
Uma polêmica tomou conta do cenário musical esta semana. A banda Spirit acusa o Led Zeppelin de plágio na canção “Stairway to heaven“, composta pelo guitarrista Jimmy Page e pelo vocalista Robert Plant, em 1971, para o álbum “Led Zeppelin IV”. Segundo a queixa apresentada por Michael Skidmore, a introdução seria uma suposta cópia de “Taurus“, do seu ex-grupo. Gary Klausner, juiz federal dos EUA, deu procedência e o caso será levado aos tribunais no dia 10 de maio.
Segundo o mesmo juiz, “embora seja verdade que esta progressão melódica é bastante comum na indústria musical, as semelhanças transcendem tal estrutura”, defendeu, acrescentando ainda que “a avaliação subjetiva do ‘sentimento’ e do ‘conceito’ de dois trabalhos distintos é mais adequada a um júri do que a um juiz”. O guitarrista do Led Zeppelin admitiu que a canção pode ter sido inspirada na do Spirit, mas chamou a acusação de “ridícula demais”.
A Warner Music Group e o baixista John Paul Jones não estão envolvidos no caso. Em uma entrevista à revista “Listener”, em 1997, Randy California reclamou a autoria do início da canção da banda de Robert Plant. Segundo o relato, a música teria nascido após o Spirit tocar “Taurus” entre 1968 e 1969, quando os dois grupos se apresentavam juntos.
OUÇA AS CANÇÕES E COMPARE