Leitura dramatizada de “Álbum de Família”, de Nelson Rodrigues, será realizada no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo

O coletivo OS QUERIDOS DE GUILHERME, formado a partir de Oficinas Práticas de Teatro no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, localizado na casa onde o célebre empresário e produtor musical morou, em Ipanema, apresenta a leitura dramatizada da peça “ÁLBUM DE FAMÍLIA”, de Nelson Rodrigues, no dia 22/08, terça-feira, às 20h.

Com direção de Alexandre Contini, o texto será lido pelos atores do elenco do coletivo Queridos de Guilherme: Francis Fachetti, José Carlos M de Mello, Juliana Sampaio, Marcelo Portes, Rose Firmino e Simone Vidal, e contará com as participações especiais dos atores Stela Maria Rodrigues, Marcela Muniz e Roberto Lobo.

Escrita em 1945 e proibida do ano seguinte até 1965, “Álbum de Família” retrata uma família que é aparentemente perfeita e feliz sob a ótica da sociedade, representada pela voz do locutor que abre cada ato exaltando as virtudes dos familiares, enquanto estes posam para as fotos que entrarão no álbum da família. Contudo, as cenas que seguem após cada foto revelam uma realidade repleta de perversões e relações incestuosas. Para extravasar o desejo sexual por Glória, sua filha caçula, Jonas obriga Rute, a cunhada feia e mal amada, a atrair meninas de 12 a 15 anos para desvirginá-las.

Tudo dentro da própria casa e sob o olhar consciente da mulher, a bela porém rejeitada D. Senhorinha, profundamente culpada por ter cometido um adultério com o próprio filho, Nonô, que enlouquece, mas por quem continua apaixonada. Edmundo, o filho do meio, por sua vez, nutre uma incontrolável paixão pela própria mãe, que o impede de consumar seu casamento com Heloísa. Ao mesmo tempo, Edmundo esconde desejos pela puríssima Glória, e leva às ultimas conseqüências a ideia de livrar a irmã da tara descontrolada do pai, a quem esta inocentemente idolatra enquanto reclusa num colégio interno de freiras, e de onde acaba de chegar.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *