Lenine disponibiliza vídeos da turnê ‘Chão’ no Youtube
Quando se fala de Pernambuco em termos musicais, lembra-se muito de Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga dentre tantos outros artistas que fizeram e fazem história na música popular brasileira. Contudo, existe um recifense que ao longo de sua carreira inovou, renovou e experimentou sonoridades que se tornaram uma de suas marcas registradas durante esses 32 anos de contribuição a arte. Seu nome é Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, mais conhecido como, Lenine. Desde a infância, o cantautor já iniciava seu descobrimento pela música e, por conseguinte, os seus dotes com o violão. Porém, foi em 1983 que o compositor teve a primeira oportunidade de mostrar a sua pegada pernambucana com o disco “Baque Solto” em parceria com Lula Queiroga. Logo após, houve um hiato de dez anos até o lançamento do brilhante, maravilhoso e intenso, “Olho de Peixe (1993)”, em parceira com o percussionista, Marcos Suzano. E é a partir daí que os caminhos se abriram de vez e o sol passou a brilhar intensamente para o músico. Em seguida, veio “O Dia Em Que Faremos Contato (1997)”, “Na Pressão (1999)”, o aclamado “Falange Canibal (2001)”, “Breu (músicas para o espetáculo de dança do Grupo Corpo em 2007)”, “Acústico MTV (2006), “Labiata (2008)”, “In Cité (2004)” e o último trabalho, “Chão (2011)”.
No mês de maio será lançada a nova empreitada do cantor, curiosamente já intitulado como “Carbono”. A ansiedade dos fãs já é grande, porém, antes dde seu lançamento, serão disponibilizadas entre os dias 13 de março até 04 de abril, no canal Youtube, vários vídeos da turnê “Chão”, que segundo o próprio condutor da excursão é o disco mais rock and roll de toda a sua discografia. E o que esperar destes vídeos??? Exatamente o que todos viram nos show, só que com uma visão mais intimista e profunda. E vale muito a pena.
Quando surgiu a ideia de fazer o álbum “Chão”, Lenine queria experimentar sonoridades distintas, do cotidiano como sons de pássaros, de passos, bule de café, batida do coração, só que com um detalhe, nada foi editado e manipulado. Tudo é original. E claro, que tudo isso foi levado para as apresentações. Em 2012, ele reuniu uma equipe em um galpão propondo fazer nas apresentações uma espécie de experiência sensorial. O surround que é tão bem usado nos cinemas foi posto em prática para que o público tivesse a sensação de que alguém estaria caminhando perto delas ou que arvores estariam caindo em suas cabeças. É simplesmente, impressionante.
Além disso, JR Tostoi e Bruno Giorgi seriam os únicos músicos no palco junto com o compositor, que usariam funções percussivas, melódicas, samplers e remixes ao vivo. E na estrada, houve várias mudanças e a cada dia era um mega desafio recriar tudo. Para quem teve a oportunidade de assistir, pode ouvir e sentir todos os sons que foram usados e de uma maneira muito visceral e até psicodélica, que deu vida em cada canção executada. De maneira complexa e experimental, o espetáculo virou um verdadeiro laboratório musical que foi registrado em vídeo proporcionando aos fãs mais uma chance de ver com outro olhar o que aconteceu por trás e em torno do palco.
Quatro câmeras de GoPro foram instaladas no corpo dos técnicos de som e ao lado dos músicos. Essa atmosfera trouxe a ideia de aproximação com o artista e do que acontecia nos bastidores. As imagens foram registradas em 80 cidades durante dois anos e nove meses de turnê. Foram 130 apresentações, na qual se usou muita quadrifonia (raro em shows no Brasil), que transformou este material em algo muito especial. E todos poderão ver todos os vídeos, de graça, no Youtube. Para quem é fã e ama as músicas do Lenine, não perca esta oportunidade de poder rever na tela do seu computador, o que rolou nos palcos brasileiro. Valerá muito a pena!
Confira:
Por Milena Calado