“Luzes da Cidade” de Charles Chaplin com piano ao vivo no CCMJ

O encanto do cinema mudo com acompanhamento musical em tempo real chega ao programa “Música no Palácio”, desenvolvido pelo Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCMJ) em parceria com a Escola de Música da UFRJ, que assina a curadoria artística da série de concertos. O pianista Paulo José Campos de Melo tem o desafio de narrar com precisão cenas do clássico “Luzes da Cidade”, do genial Charles Chaplin. O concerto será apresentado hoje, 09 de maio, às 19h, na Sala Multiuso do CCMJ, localizada no pavimento térreo do Antigo Palácio da Justiça, na rua Dom Manuel, 29, Centro. A entrada é gratuita e as senhas serão distribuídas a partir das 18h.

Na era do cinema mudo, quase sempre as projeções cinematográficas eram acompanhadas por música executada ao vivo. Na falta de diálogos e sons, ela ajudava a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. O programa “Música no Palácio” fará uma ponte com essa época e realizará seu segundo concerto de cinema com música ao vivo.

Concertista pela Berliner Hochschule der Künste (Escola Superior de Artes de Berlim) e formado pelo Conservatório Carlos Gomes, o pianista Paulo José Campos de Melo tem larga experiência internacional, tendo se apresentado em mais de 20 países da Europa e nas Américas do Norte e do Sul. Atualmente, é superintendente da Fundação Carlos Gomes, no Pará, e organista titular da Catedral Metropolitana de Belém.

O filme conta a história de um boêmio que se interessa por uma florista cega a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Porém, ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *